O governo federal e a Itaipu Binacional anunciam uma série de investimentos estratégicos no Paraná para fortalecer o SUS e promover a sustentabilidade energética nas unidades de saúde. As iniciativas incluem um novo convênio entre Itaipu e a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa, o início das obras do primeiro Centro Especializado em Reabilitação (CER) da região e ações para reduzir o tempo de espera no SUS.
A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Gleisi Hoffmann, celebrou os anúncios. “Esses investimentos reafirmam o compromisso do Governo Federal em fortalecer o SUS e impulsionar a sustentabilidade na saúde pública, garantindo mais qualidade de vida para a população paranaense”, destacou.
Os anúncios estão sendo feitos nesta segunda-feira (31), com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Em Maringá, o ministro participou da reabertura da sala de vacinação e da câmara fria da Central de Distribuição de Imunobiológicos, reforçando o compromisso do governo federal com a ampliação da cobertura vacinal. Ainda na cidade, a Itaipu fez a entrega de 50 caminhões do convênio “Expansão das Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs)”.
Os 50 municípios beneficiados com os veículos fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar). A parceria, que também conta com a participação do Itaipu Parquetec, além de gerar benefícios ambientais com o recolhimento de resíduos nas cidades, promove renda e dignidade para mais de 500 famílias de catadores.
Próximas agendas
Em Londrina, Padilha acompanhará o anúncio do investimento do Governo Federal e da Itaipu Binacional na implantação de energia solar em unidades de saúde. Já em Ponta Grossa, será assinado um convênio entre a Itaipu Binacional e a Santa Casa de Misericórdia, um avanço significativo para a melhoria do atendimento hospitalar na região.
da assessoria