Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Política

“Guto Silva é o candidato de Ratinho Junior”, afirma Ricardo Barros

Barros afirma que Ratinho Júnior não deve se pronunciar antes do prazo, e Greca pode se tornar candidato pelo Progressistas caso Moro saia da federação

há 2 horas

Redação

“Guto Silva é o candidato de Ratinho Junior”, afirma Ricardo Barros
Reprodução.
Publicidade

Durante o programa Ponto de Vista, do D’Ponta News e da Rádio T, neste sábado (07), o deputado federal Ricardo Barros (PP), líder do Progressistas do Paraná, analisou o cenário político para as eleições de 2026, destacando estratégias do partido, possibilidades de alianças e a definição de candidaturas majoritárias no estado.

Barros afirmou que o candidato do governador Ratinho Júnior (PSD) é, atualmente, Guto Silva, mas ressaltou que outras possibilidades podem surgir. Em sua análise, ele também incluiu a filiação do ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca, ao Progressistas, caso haja algum fato novo, como a saída de Sérgio Moro do partido. “Enquanto não houver um fato novo que seria a saída do Sérgio Moro, não vamos convocar reunião executiva porque já está deliberado. Se houver um fato novo, vamos decidir especialmente se filiaremos Rafael Greca ou não”, explicou.

O deputado destacou que Greca é um nome competitivo para a disputa ao governo, mesmo fora do Progressistas. “Acredito que Rafael Greca é candidato ao governo em qualquer hipótese. Ele tem tamanho para isso, está muito bem nas pesquisas e acabou de sair da prefeitura de Curitiba. E se ele não for agora, daqui a quatro anos, o recall de prefeito será muito menor. Ele teria que ser candidato por outro partido, e não vejo dificuldade para conseguir legenda”, disse.

Barros comentou ainda que a decisão do governador Ratinho Júnior sobre os candidatos do PSD deve ocorrer apenas no prazo legal, sem pressa de confirmar nomes. “O Ratinho vai ficar quieto, não vai confirmar nem Guto, nem Greca, nem Alexandre Cury (PSD) até o dia 4 de abril. Aí, se Moro sair do nosso partido, sobra o Guto e ele fala: ‘Meu candidato é o Guto’”, explicou.

Sobre outros pré-candidatos, Barros afirmou que Alexandre Cury ainda pode manter sua candidatura, dependendo de alianças estratégicas e do apoio de outros nomes, como Greca. “Não sei se Alexandre Cury disputa o governo sem ser o candidato do Ratinho ou sem estar numa outra aliança competitiva. Mas se houver acordo, uma celebração pode acontecer”, afirmou.

O deputado também detalhou a estrutura do Progressistas para as eleições de 2026, ressaltando a força do partido em prefeitos e vice-prefeitos eleitos. “Lançamos 138 candidatos a prefeito, elegemos 61 e 52 vice-prefeitos. Temos 70 lideranças que concorreram a prefeito e não ganharam, disponíveis para disputar deputado, além de 52 vice-prefeitos e a chapa completa da eleição passada. Nossa chapa será muito competitiva”, disse.

Barros enfatizou ainda a experiência e o peso eleitoral do partido. “Na eleição passada elegemos Mateus Vermelho com 29 mil votos e outros candidatos com 62 mil. Isso mostra a estrutura que temos para fazer legenda e ocupar cadeiras no legislativo. Nosso objetivo principal é garantir representatividade, não estamos correndo atrás de vaga majoritária, mas se precisar, lançamos chapa completa”, concluiu.

O recado do líder do Progressistas é claro: o partido mantém sua estrutura forte e competitiva, mas decisões sobre candidatos majoritários, incluindo a possível filiação de Greca, dependerão de fatos novos, como a saída de Sérgio Moro da legenda.

Compartilhe:

Leia também

Caso “Cão Orelha”: promotora explica limites da lei na responsabilização de adolescentesPromotora de Justiça Vanessa Harmuch Perez Erlich esclarece que o episódio é enquadrado como crime ambiental de maus-tratos e afirma que a resposta do Judiciário não pode atender à comoção popular, mas apenas ao que prevê a legislação
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia