há 2 horas
Heryvelton Martins

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, assinou o Decreto nº 26.124/2025, que regulamenta o lançamento e o calendário de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Taxa de Coleta de Lixo e da Contribuição de Iluminação Pública para o exercício de 2026. A medida estabelece as condições para que os cidadãos fiquem em dia com o fisco municipal no próximo ano.
De acordo com o documento, os moradores de Ponta Grossa possuem duas modalidades principais para o pagamento dos tributos:
Cota única: O vencimento ocorre no dia 10 de março de 2026. O contribuinte que optar por esta modalidade e estiver em dia com todos os seus créditos tributários junto à Fazenda Pública Municipal terá direito a um desconto de 5% sobre o valor do imposto.
Parcelamento: Para quem preferir dividir o valor, a Prefeitura autorizou o pagamento em até 10 parcelas. O primeiro vencimento está marcado para o dia 20 de março de 2026, com as demais parcelas vencendo no dia 20 de cada mês, estendendo-se até dezembro.
Nota importante: Caso o vencimento de qualquer parcela caia em um dia sem expediente bancário, o pagamento pode ser efetuado no primeiro dia útil seguinte.
Diferente do IPTU e da Taxa de Lixo, a Contribuição de Iluminação Pública continuará sendo cobrada mensalmente diretamente na fatura de energia elétrica, seguindo os prazos e datas estipulados pela concessionária do serviço.