há 2 horas
Heryvelton Martins

Um momento de interação entre o casal presidencial durante a celebração dos 46 anos do PT, em Salvador, gerou ampla repercussão digital no último sábado (7). Embora internautas tenham especulado sobre um possível desentendimento por ciúmes após uma fotografia com uma apoiadora, o diálogo real envolveu recomendações médicas cruciais para a recuperação do presidente.
De acordo com especialistas em leitura labial que analisaram o vídeo do evento, Janja da Silva orientou Luiz Inácio Lula da Silva sobre os riscos de exposição à luz intensa. "Amor, não pode tirar devido ao seu olho. Você sabe que é devido ao teu olho", teria dito a primeira-dama, referindo-se à sensibilidade ocular do marido.
Lula foi submetido a uma cirurgia de catarata no olho esquerdo no dia 30 de janeiro, em Brasília. O procedimento, embora bem-sucedido e com alta no mesmo dia, exige um período de resguardo que inclui evitar a incidência direta de luzes fortes, como o flash de celulares, que podem causar irritações ou comprometer a cicatrização.
Esta é a segunda intervenção deste tipo feita pelo presidente, que operou o olho direito em 2020.