O candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), Neto Fadel esteve, na manhã desta terça-feira (24), no programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,3 para Ponta Grossa e região) para entrevista sobre suas propostas, promessas de campanha e projetos para o município de Castro, se for eleito.
Confira os destaques da entrevista:
Neto já foi vereador e por duas vezes líder da Câmara Municipal de Castro; também, neste ano, assumiu o cargo de prefeito interino do município, após o atual prefeito, Álvaro Telles se afastar para tratamentos de saúde. Segundo ele, suas experiências anteriores, no Legislativo e também no Executivo da cidade, trouxeram conhecimento e “essa bagagem é fundamental”, afirma o candidato.
Se eleito, Neto afirma que sua prioridade vai ser a área da saúde. “Castro teve uma defasagem há oito anos atrás na área da saúde devido uma administração de um prefeito anterior (…). Hoje posso afirmar que já teve um avanço significativo”, declarou.
Entre suas propostas para esta área, o candidato diz que pretende fazer os agendamentos das consultas de forma mista, tanto por aplicativo, quanto presencialmente, para casos urgentes.
Fadel diz que em seu governo vai implantar um programa de prevenção onde “2 mil famílias receberão um atendimento em casa. Tirando uma gotícula de sangue já sabe se a pessoa tem alguma doença ou uma pré-doença. Ou esta pessoa será direcionada para uma telemedicina avançada (…) e se [a equipe] achar que não é oportuno será encaminhada para as Unidades Básicas de Saúde (UBS)”, conta.
Funcionalismo Público
Segundo Neto, os servidores públicos fazem parte do setor que “temos que ter o maior respeito, respaldo e incentivo a eles, porque eles movem a máquina pública”, pontua.
Estradas Rurais
O município de Castro tem uma extensa área rural e quantidade significativa de moradores nessas áreas. Sobre isso, Fadel diz que vai ampliar o programa ‘Porteira Adentro’ que leva maquinários da Prefeitura para as propriedades de pequenos produtores visando alavancar a atividade.
Também, segundo ele, será ampliada a pavimentação poliédrica em áreas rurais e o programa ‘Casa Sem Poeira’. “As estradas rurais do município de Castro são a nossa prioridade também”, afirma o candidato.
Segurança Pública
Neto diz que em aproximadamente 150 dias de sua gestão vai implantar um sistema de monitoramento, tanto em áreas urbanas, quanto em áreas rurais do município.
Ressalta também que os aprovados no concurso da Guarda Municipal serão chamados para aumento do efetivo. Ainda, será criada a ‘Patrulha Maria da Penha’ voltada para situações de violência doméstica.
Assista a entrevista completa: