A cidade de Ponta Grossa vive um momento de transição em seu cenário aeroportuário. A Azul Linhas Aéreas anunciou o encerramento de suas operações no Aeroporto Sant’Ana a partir de 10 de março de 2025, conforme apurado em primeira mão pelo D’Ponta News, deixando a quarta maior cidade do estado sem voos comerciais regulares. A decisão da companhia aérea foi justificada pelo aumento dos custos operacionais, alta do dólar e ajustes entre oferta e demanda.
Relatório detalha todas as ações do aeroporto no ano de 2024
Apesar desse revés, o Aeroporto Sant’Ana segue com planos ambiciosos. O processo de internacionalização do aeroporto está em andamento, conforme documento obtido pela equipe do D’Ponta News, com aprovações prévias da Polícia Federal, Receita Federal e VigiaAgro, aguardando agora a análise da Anvisa, que pode vetar todo o processo. Esta certificação posicionará o aeroporto como uma alternativa estratégica entre os aeroportos internacionais de Foz do Iguaçu e Curitiba, sendo o terceiro do Paraná a obter tal status.
A internacionalização promete trazer benefícios significativos para a região, conforme destacou a direção do aeroporto em documentação interna. Espera-se um aumento considerável nas receitas do aeroporto e a atração de novos investimentos para a cidade e seu entorno. A expectativa é que o aeroporto se torne um polo para executivos e trabalhadores de empresas multinacionais instaladas no parque industrial local.
Em 2024, segundo o documento interno, o Aeroporto Sant’Ana registrou um movimento total de 22.396 operações de aeronaves, incluindo 394 da aviação comercial regular (Azul) e 2.252 da aviação geral executiva. Foram processados 16.392 passageiros em voos comerciais regulares no mesmo período. A administração municipal, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, busca alternativas para manter a conectividade aérea da cidade.