{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Política

Prefeitura sanciona programa de Guarda Subsidiada em Ponta Grossa; conheça a proposta

Iniciativa é destinada a crianças e adolescentes que estão em situação de violação de direitos

há 5 horas

Publicado por Matheus Gaston

Publicidade
Prefeitura sanciona programa de Guarda Subsidiada em Ponta Grossa; conheça a proposta
Foto: Fabio Daniel/Divulgação/PMPG
Publicidade

A Prefeitura de Ponta Grossa sancionou nesta sexta-feira (07) a Lei nº15.694/2025, que institui o Programa de Guarda Subsidiada. A iniciativa elaborada pelo Poder Executivo determina que a proposta seja destinada a crianças e adolescentes que estejam em situações de violação de direitos ou risco social e pessoal, para o acolhimento em família extensa, ampliada ou afetiva.

O programa busca garantir o direito à convivência familiar e comunitária, além da promoção do acompanhamento psicossocial da família acolhedora e concessão de auxílio financeiro para custeio das despesas com os acolhidos. Para que o programa seja implementado deverá ser observada a ordem de prioridade para colocação em família: família extensa ou ampliada, e família afetiva, na ausência do critério anterior.

O programa de Guarda Subsidiada tem como objetivo garantir o direito fundamental à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, e proporcionar o fortalecimento dos vínculos e o rompimento do ciclo da violação de direitos. Além de proporcionar o atendimento aos assistidos afastados de suas famílias, tendo em vista seus retornos às famílias de origem, quando possível. A iniciativa também determina que a Guarda Subsidiada deve garantir a prestação de assistência material, moral, educacional, religiosa e afetiva à criança e ao adolescente.

A atualização também prevê a destinação do auxílio financeiro mensal para até 200 (duzentas) bolsas, no valor de meio até um salário mínimo nacional vigente por criança e adolescente. Este valor é limitado para três bolsas auxílio por família. Nos casos de acolhimentos de assistidos com deficiência ou criança menor que um ano, ou tiver doenças graves ou transtornos mentais, comprovados com laudos médicos, o valor mensal poderá ser ampliado em até duas bolsas-auxílio.

Com informações da Assessoria de imprensa

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Derrite, ex-secretário de Segurança de SP, será o relator do projeto antifacção na CâmaraProjeto apresentado pelo governo tem caráter de urgência e propõe endurecimento das penas para integrantes de facções criminosas
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia