há 2 horas
Lucas Ribeiro

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, iniciou nesta sexta-feira (23) os atendimentos da Carreta da Oftalmologia em Ponta Grossa. A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas e ocorre no Parque Ambiental, próximo ao Mercado Popular.
Ponta Grossa é a segunda cidade do Paraná beneficiada pela iniciativa até o momento, após Foz do Iguaçu, onde mais de 1.700 cirurgias de catarata foram realizadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao D’Ponta News, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, destacou que a ação vem para “limpar a fila de atendimentos em Ponta Grossa”.
"Hoje no Brasil temos mais de 41 carretas já em diferentes regiões do país. O projeto, até o final do ano, é chegar em 150. E onde as carretas passam, elas deixam um legado muito importante. Ela vem para limpar a fila e reduzir o tempo de espera em Ponta Grossa. A população teve um atendimento de mais qualidade e em um menor espaço de tempo", destacou Massuda.
Presente no evento e responsável direto pela vinda do projeto a Ponta Grossa, o deputado federal Aliel Machado (PV) destacou a importância da chegada das carretas de atendimento especializado para a cidade, ressaltando o impacto direto na saúde da população, especialmente na área de oftalmologia. Segundo ele, a iniciativa vai ajudar a reduzir uma demanda histórica reprimida no interior do país, garantindo diagnóstico, exames, distribuição de medicamentos e milhares de procedimentos, incluindo cirurgias de catarata, evitando o agravamento de doenças que podem levar à perda irreversível da visão.
Aliel também enfatizou que a ação representa um investimento superior a R$ 2 milhões no município e deve permanecer em funcionamento por até dois meses, com possibilidade de ampliação para outras especialidades médicas.
“Estamos falando de cerca de 3 mil procedimentos, com mais de 2 mil cirurgias de catarata, além da identificação de outras doenças e exames com equipamentos de alta geração. Isso significa devolver qualidade de vida para pessoas que estavam perdendo a visão e sofriam há anos na fila. É um investimento direto na saúde das pessoas e uma resposta concreta a uma demanda grave que existe no interior do Brasil”, afirmou Aliel.
Representando Ponta Grossa, o vice-prefeito Moisés Faria (MDB) explicou que os atendimentos das carretas da oftalmologia começam nas Unidades Básicas de Saúde, responsáveis pelo encaminhamento dos pacientes. Segundo ele, a ação atende todas as faixas etárias e deve ajudar a reduzir significativamente a fila por atendimentos oftalmológicos no município.
“É muito importante reforçar que não é um atendimento só para idosos. Crianças, adolescentes, jovens e adultos podem procurar a unidade básica de saúde para serem encaminhados. As carretas vão ficar cerca de 60 dias em Ponta Grossa, oferecendo exames, consultas e cirurgias de catarata, e isso com certeza vai diminuir significativamente, ou até zerar, a fila da oftalmologia no município”, destacou Moisés Faria”, afirmou Moisés Faria.
O evento de inauguração contou com a presença de lideranças de Ponta Grossa, dos Campos Gerais e do Governo Federal, como o presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (MDB); a secretária municipal de Saúde, Lilian Brandalise; a superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Elizabete Vieira Matheus da Silva; além de vereadores de Ponta Grossa e representantes do Governo Estadual.