{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Ponta Grossa

Carreta da Oftalmologia inicia atendimentos do SUS em Ponta Grossa

Ação do programa Agora Tem Especialistas oferece exames e cirurgias de catarata no Parque Ambiental e deve reduzir a fila por atendimentos oftalmológicos no município

há 2 horas

Lucas Ribeiro

Carreta da Oftalmologia inicia atendimentos do SUS em Ponta Grossa
Amanda Martins/D´Ponta News.

O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde, iniciou nesta sexta-feira (23) os atendimentos da Carreta da Oftalmologia em Ponta Grossa. A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas e ocorre no Parque Ambiental, próximo ao Mercado Popular.

Ponta Grossa é a segunda cidade do Paraná beneficiada pela iniciativa até o momento, após Foz do Iguaçu, onde mais de 1.700 cirurgias de catarata foram realizadas para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao D’Ponta News, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, destacou que a ação vem para “limpar a fila de atendimentos em Ponta Grossa”.

"Hoje no Brasil temos mais de 41 carretas já em diferentes regiões do país. O projeto, até o final do ano, é chegar em 150. E onde as carretas passam, elas deixam um legado muito importante. Ela vem para limpar a fila e reduzir o tempo de espera em Ponta Grossa. A população teve um atendimento de mais qualidade e em um menor espaço de tempo", destacou Massuda.

Presente no evento e responsável direto pela vinda do projeto a Ponta Grossa, o deputado federal Aliel Machado (PV) destacou a importância da chegada das carretas de atendimento especializado para a cidade, ressaltando o impacto direto na saúde da população, especialmente na área de oftalmologia. Segundo ele, a iniciativa vai ajudar a reduzir uma demanda histórica reprimida no interior do país, garantindo diagnóstico, exames, distribuição de medicamentos e milhares de procedimentos, incluindo cirurgias de catarata, evitando o agravamento de doenças que podem levar à perda irreversível da visão.

Aliel também enfatizou que a ação representa um investimento superior a R$ 2 milhões no município e deve permanecer em funcionamento por até dois meses, com possibilidade de ampliação para outras especialidades médicas.

“Estamos falando de cerca de 3 mil procedimentos, com mais de 2 mil cirurgias de catarata, além da identificação de outras doenças e exames com equipamentos de alta geração. Isso significa devolver qualidade de vida para pessoas que estavam perdendo a visão e sofriam há anos na fila. É um investimento direto na saúde das pessoas e uma resposta concreta a uma demanda grave que existe no interior do Brasil”, afirmou Aliel.

Representando Ponta Grossa, o vice-prefeito Moisés Faria (MDB) explicou que os atendimentos das carretas da oftalmologia começam nas Unidades Básicas de Saúde, responsáveis pelo encaminhamento dos pacientes. Segundo ele, a ação atende todas as faixas etárias e deve ajudar a reduzir significativamente a fila por atendimentos oftalmológicos no município.

“É muito importante reforçar que não é um atendimento só para idosos. Crianças, adolescentes, jovens e adultos podem procurar a unidade básica de saúde para serem encaminhados. As carretas vão ficar cerca de 60 dias em Ponta Grossa, oferecendo exames, consultas e cirurgias de catarata, e isso com certeza vai diminuir significativamente, ou até zerar, a fila da oftalmologia no município”, destacou Moisés Faria”, afirmou Moisés Faria.

O evento de inauguração contou com a presença de lideranças de Ponta Grossa, dos Campos Gerais e do Governo Federal, como o presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (MDB); a secretária municipal de Saúde, Lilian Brandalise; a superintendente do Ministério da Saúde no Paraná, Elizabete Vieira Matheus da Silva; além de vereadores de Ponta Grossa e representantes do Governo Estadual.

Galeria de Imagens:

Amanda Martins/D´Ponta News.
Amanda Martins/D´Ponta News.
Amanda Martins/D´Ponta News.
Amanda Martins/D´Ponta News.
Amanda Martins/D´Ponta News.
Amanda Martins/D´Ponta News.
Amanda Martins/D´Ponta News.

Leia também

Carreta da Oftalmologia amplia acesso a consultas e cirurgias em Ponta GrossaAção prevê 6 mil atendimentos até março, entre consultas oftalmológicas e cirurgias de catarata
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia