há 2 horas
Assessoria

Uma nova exposição itinerante começou a circular por Ponta Grossa, dessa vez com fotografias que contam parte da história local. A exposição ‘Cenas da Cidade’ pode ser vista na plataforma do Terminal Central, possibilitando o acesso do público às imagens inéditas digitalizadas pelo Museu Cenas de Ponta Grossa a partir de contribuições de moradores da Vila Nova, Guaragi, Itaiacoca, Periquitos e Comunidade Remanescente Quilombola Sutil, além do acervo da Paróquia Espírito Santo.
A iniciativa apresenta uma pequena parte das mais de mil imagens digitalizadas e catalogadas pelo projeto ‘Cenas da Cidade’, realizado pela Estratégia Projetos Criativos em parceria com a ABC Projetos Culturais. “Esta exposição reúne apenas uma parte das histórias que encontramos nesses territórios. São imagens que ajudam a compreender como as comunidades se organizam, convivem e constroem seus vínculos. Ao preservar e disponibilizar as fotografias de forma virtual, e agora presencial, reforçamos a importância desses sujeitos na constituição da cidade”, afirma o historiador Eduardo Terleski.
As fotografias, antes preservadas somente em álbuns familiares, acervos escolares e arquivos institucionais, retratam cenas do cotidiano, relações comunitárias, práticas estudantis, trajetórias pessoais e momentos que compõem a vida dos territórios registrados. Todas as imagens estão disponíveis no site www.museucenas.com.br.
A exposição, que conta também com QR Codes com a audiodescrição de cada painel, representa um recorte de registros que revelam dimensões históricas, sociais e culturais que nem sempre aparecem nas narrativas oficiais sobre Ponta Grossa. “Por meio das imagens, podemos visualizar modos de vida muitas vezes restritos ao âmbito doméstico ou comunitário, trazendo à tona práticas que demonstram o cotidiano de bairros e distritos, mas que raramente são documentadas por acervos institucionais”, conta a diretora geral do Museu Cenas, Alessandra Bucholdz.
A circulação dos painéis começou pelo Campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), durante o 3º Festival Literário, Artístico e Cultural (FLAC), nos dias 12 e 13 de novembro.
Para Eduardo Godoy, diretor executivo do Museu Cenas, levar a exposição para diferentes espaços urbanos democratiza e amplia o alcance do trabalho. “Ao circular pelo Terminal Central e pela UTFPR, estas imagens tornam-se acessíveis a públicos distintos. Nosso objetivo é valorizar arquivos pessoais e dar visibilidade ao cotidiano das famílias que constroem diariamente a cidade, criando um panorama plural da memória local que amplie a compreensão sobre a diversidade de experiências que moldam a cidade”, destaca. Somente no Terminal Central, estima-se um fluxo médio diário de 40 mil pessoas.
O itinerário da exposição integra a etapa final do projeto Cenas da Cidade, que dedicou cinco meses à pesquisa, organização técnica e catalogação das imagens. O projeto é realizado com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura - Governo Federal, operacionalizado pela Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa.
Museu Cenas
Em funcionamento desde 2021, o Museu Cenas é um repositório digital que possui mais de 6 mil fotografias históricas de acervos públicos e particulares catalogadas, digitalizadas e disponíveis ao público de forma gratuita e virtual. As temáticas e épocas presentes nos arquivos são variadas e contam a trajetória da cidade e da população de Ponta Grossa através de locais, construções, eventos e pessoas. O acesso é gratuito pelo www.museucenas.com.br , onde o público pode fazer diversas pesquisas de maneira facilitada e simples.