há 2 horas
Heryvelton Martins

A Prefeitura de Ponta Grossa confirma que as clínicas de castração atualmente credenciadas e contratadas para realizar castrações de cães e gatos são consideradas seguras, seguindo critérios técnicos e regulamentações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). O processo de terceirização dos serviços tem fiscalização ativa por parte dos servidores do Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), que acompanham a execução e a ética do trabalho realizado.
Contudo, há indicações de que o momento pós-cirúrgico ainda enfrenta desafios para cumprir todas as normas ideais de recuperação plena dos animais antes da devolução aos tutores, apontando para a necessidade de melhoria contínua dos espaços e práticas. A Prefeitura abriu credenciamento, ainda em junho, para clínicas veterinárias realizarem cerca de 15.120 castrações em um contrato de 36 meses, com metas mensais e mutirões orientados para o controle populacional e bem-estar animal.
Em matéria anterior publicada pelo D'Ponta News, o veterinário e mestre em anestesiologia Lorenzo Cavagnari denunciou que algumas medidas poderiam ser consideradas maus-tratos, porém o mesmo confirmou que a nova modalidade abre brechas para esse tipo de situação. Vale ressaltar que atualmente o serviço está sendo realizada por 15 clínicas veterinárias credenciadas, porém existe uma nova empresa que deve assumir o serviço.
Neste ponto o veterinário apresenta suas dúvidas, afirmando que o contrato pode ser perigoso para os animais por não deixar claro algumas questões.
Vale ressaltar que a Prefeitura de Ponta Grossa respondeu à equipe do D'Ponta News e afirmou que não existem relatos de maus-tratos nas clínicas credenciadas. “desde o início das atividades, não há nenhuma denúncia formal sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais destas clínicas”, afirmou em nota. Vale destacar que o veterinário também confirmou que as atuais clínicas são todas de Ponta Grossa e que não há nenhum problema nos serviços prestados.