há 4 horas
Lucas Ribeiro

A Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) aprovou nesta quarta-feira (17), o projeto de lei que busca estabelecer as diretrizes gerais para o funcionamento do Parque Ecotecnológico Professor Sérgio Escorsim, que estará sob a administração da Agência de Inovação e Desenvolvimento (AID). O PL 475, aprovado em regime de urgência em duas discussões, agora segue para o sancionamento da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
Conforme consta no documento, o objetivo é estabelecer condições favoráveis para a implementação de empresas de base tecnológica em Ponta Grossa, criando um ambiente sustentável, e mescla questões de preservação ambiental e qualidade de vida.
Dentre as finalidades do parque tecnológico, como destaca o projeto, estão a atração, instalação e integração das empresas, estimulando pontos como inovação, pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico; o estabelecimento de redes de cooperação entre os presentes; a disponibilização da infraestrutura adequada para o exercício de atividades de 'incubação, fortalecimento e aceleração de startups e de empresas de base tecnológica e inovadora'; e o estabelecimento de parcerias com instituições de ensino e pesquisa, por exemplo.
Outro ponto destacado no projeto é relacionado à gestão do Parque. A gestão terá de se comprometer em estabelecer, coordenar e gerir projetos e iniciativas voltadas à área tecnológica; terá de incentivar a cooperação, a interação e as parcerias entre instituições de ensino superior, entidades técnicas e governos; e terá de apoiar e incentivar a divulgação das produções tecnológicas, marketing institucional e também a promoção comercial das informações produzidas no parque.
Outro ponto destacado pelo projeto é o entendimento do que é uma empresa de base tecnológica. No documento, a será considerada aquela pessoa jurídica cuja principal atividade consiste no desenvolvimento de pesquisas, produção de bens, serviços ou processos inovadores, tudo isso estruturado sobre a aplicação de conhecimentos científicos ou tecnológicos, por exemplo.