há 2 horas
Heryvelton Martins

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a Autorização Ambiental nº 63778 para a DAF Caminhões Brasil Indústria Ltda, permitindo o início das obras de movimentação de solo para a ampliação de seu empreendimento industrial em Ponta Grossa. O documento, assinado nesta quarta-feira (17), tem validade de 24 meses e vigora até dezembro de 2027.
A autorização contempla serviços de terraplanagem em uma área superficial de intervenção de aproximadamente 140.000,00 m² no terreno localizado na Avenida Senador Flávio Carvalho Guimarães, no bairro Boa Vista. O projeto prevê um volume significativo de movimentação de terra, com 265.621,69 m³ de corte e 54.359,28 m³ de aterro.
O documento estabelece regras rígidas para a execução da obra, alinhadas às práticas de preservação ambiental. A licença atual autoriza exclusivamente a movimentação de solo e não permite a supressão de vegetação nativa, nem o início de edificações industriais ou fundações, etapas que exigem uma Licença de Instalação específica.
Entre as exigências para garantir a segurança ambiental da região e da Bacia Hidrográfica do Tibagi, a DAF deverá executar obras de drenagem e contenção concomitantemente à terraplanagem. O objetivo é evitar processos erosivos, o carreamento de materiais para corpos hídricos e danos a propriedades vizinhas.
Além disso, a exposição do solo após o corte ou aterro é vedada, exigindo medidas de proteção imediata.