{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Ponta Grossa

Coro Cidade de Ponta Grossa celebra Natal com apresentação inédita em órgão de tubos restaurado

A apresentação irá ocorrer no próximo sábado (13), às 10h30, no Instituto João XXIII

há 8 minutos

Assessoria

Publicidade
Coro Cidade de Ponta Grossa celebra Natal com apresentação inédita em órgão de tubos restaurado
Foto: Divulgação

O Coro Cidade de Ponta Grossa realiza no próximo sábado (13), às 10h30, um concerto especial de Natal no Instituto João XXIII, um dos pontos altos da programação cultural da cidade. A apresentação terá um elemento singular: o acompanhamento do órgão de tubos do Instituto, um instrumento raro no Brasil, recentemente reativado após dez anos sem apresentações. A entrada é gratuita.

Um dos corpos estáveis da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, o Coro sempre marca presença nas programações de Natal. Nesse concerto, trará um repertório que reúne tradições musicais em latim, francês, inglês e espanhol, criando uma atmosfera que combina acolhimento, profundidade e emoção.

Para ampliar a experiência, o Coro Cidade convidou os Canarinhos de Campo Largo, grupo infantojuvenil do Instituto Maestro Théo de Petrus, que cantará ao lado do coro e também fará uma apresentação própria.

O evento ganha ainda mais relevância por destacar o órgão de tubos do Instituto João XXIII. O instrumento, doado há uma década pelo italiano Gianantonio Galanti, foi construído com madeiras de pinheiros do próprio local, derrubados por uma forte chuva.

Ao todo, são 58 teclas, 17 pedais e 481 tubos, características que fazem dele um dos poucos órgãos completos, ativos e em pleno funcionamento no país. Considerado um patrimônio raro, o órgão representa memória, espiritualidade e herança musical para a

comunidade.

“Apresentar um concerto de Natal com acompanhamento de órgão de tubos é uma oportunidade única: une tradição, história e a força da música coral em um espaço que carrega décadas de significado para a comunidade. É um convite para reunir famílias, celebrar a magia do Natal e valorizar o que há de mais precioso na cultura local”, afirma o diretor do Conservatório Maestro Paulino, Ezequiel Ramos.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Incêndio destrói residência na região do Contorno; moradores suspeitam de curto em inseticidas deixados na tomadaNão havia vítimas no local, mas, devido à intensidade do fogo, uma segunda viatura autobomba precisou ser deslocada para apoio
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia