há 3 horas
Carlos Solek

A professora Vera Rosi Lopes de Morais, que lecionou na rede estadual de Ensino em Ponta Grossa, morreu nesta segunda-feira (27). Ela tinha 78 anos.
Vera faleceu no Centro Hospitalar São Camilo. A professora era natural de Campo Largo, mas trabalhou em diversas unidades de ensino de Ponta Grossa, chegando a ser diretora do Colégio Estadual Júlio Teodorico. A profissional também atuou no Núcleo Sindical da APP-Sindicato Ponta Grossa, sendo presidente entre 2005 e 2017.
O SindUEPG emitiu uma nota lamentando o falecimento de Vera. Veja:
A diretoria do Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg – Seção Sindical do Andes-SN) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da professora Vera Rosi Lopes de Morais, ocorrido nesta segunda-feira (27), em Ponta Grossa.
Educadora comprometida com a escola pública e com a valorização do magistério, Vera teve uma trajetória marcada pela defesa da educação como direito social e pela luta coletiva em favor dos trabalhadores e trabalhadoras da área. Lecionou em diversos colégios estaduais de Ponta Grossa, foi diretora do Colégio Estadual Júlio Teodorico e atuou com destaque na APP-Sindicato, onde exerceu papel fundamental na organização e mobilização da categoria.
Reconhecida por sua dedicação, coragem e sensibilidade, Vera também foi uma mulher que abriu caminhos, inspirando gerações de educadores e educadoras com seu exemplo de resistência, ética e compromisso com a justiça social.
O Sinduepg se solidariza com familiares, amigos, colegas e toda a comunidade educacional neste momento de perda, reafirmando o reconhecimento ao legado de luta e de amor à educação deixado por Vera Rosi Lopes de Morais.
Vera Rosi, presente! Hoje e sempre.
A APP-Sindicato também lamentou o falecimento. Veja:
O Núcleo Sindical de Ponta Grossa manifesta profundo pesar pelo falecimento da Professora Vera Rosi Lopes de Morais, exemplo de dedicação à educação pública e à luta sindical. Vera Rosi atuou como secretária de patrimônio entre 2002 e 2005 e exerceu a presidência do Núcleo Sindical de Ponta Grossa da APP Sindicato de 2005 a 2017, em quatro gestões consecutivas, conduzindo o coletivo com firmeza, compromisso e sensibilidade. Sua trajetória deixa um legado de luta, coragem e amor pela categoria dos(as) trabalhadores(as) em educação. Nossos sentimentos e solidariedade aos familiares, amigos e colegas neste momento de grande perda.
De acordo com o Serviço Funerário Municipal, o velório acontece na Capela Luto Santana. O sepultamento será no Cemitério São José, às 16h desta terça-feira (28).