há uma hora
Heryvelton Martins

A figura controversa e midiática de Inri Cristo, que se autodeclara a reencarnação de Jesus, voltou a mencionar Ponta Grossa em uma de suas pregações. Em um trecho de seu discurso, o líder da SOUST (Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade) dirigiu uma benção à cidade dos Campos Gerais na última semana. (Vire o celular na horizontal para ver o vídeo)
A benção foi proferida por Inri Cristo em seu estilo característico e com uma linguagem mística, evocando o “Pai eterno inefável Deus infalível criador do universo” para abençoar seus filhos “com saúde luz de justiça”. O auto-proclamado Messias, que tem mais de 50 anos de vida pública, convidou seus seguidores e quem solicitou por bênçãos em Ponta Grossa para erguerem as mãos e serem “abençoados sobejamente.”
Embora a benção atual seja um gesto de cunho espiritual, a relação de Inri Cristo com Ponta Grossa tem um histórico controverso. Álvaro Thais, nome de batismo do líder, já foi espancado na cidade do Paraná em um incidente em 1978. Na época, o homem que se tornou Inri Cristo era conhecido como o astrólogo “Iuri de Nostradamus”.
O episódio da agressão, que teria ocorrido em um motel da cidade, foi amplamente noticiado sendo parte da biografia do indivíduo que posteriormente se autodeclarou a reencarnação de Jesus, após uma suposta revelação em 1979. Atualmente, Inri Cristo continua ativo, com a sede de sua SOUST em Brasília (transferida de Curitiba em 2006), mantendo-se como uma figura polarizadora, para alguns um líder espiritual e para outros, um lunático.