há uma hora
Matheus Gaston com informações da PMPG

A reportagem do D'Ponta News teve acesso com exclusividade a um documento do Procon e da Vigilância Sanitária que lista uma série de produtos com prazo de validade vencido à venda em um supermercado de Ponta Grossa. Alguns dos itens estavam com a validade expirada desde abril deste ano.
As irregularidades foram constatadas a partir de fiscalização realizada na última quinta-feira (13). A ação conjunta tinha como foco a verificação de produtos impróprios para consumo e o cumprimento de normas de informação ao consumidor.
Em um dos estabelecimentos fiscalizados, os agentes constataram 61 produtos fora do prazo de validade, representando risco à saúde dos consumidores. Dois pacotes de farinha de trigo, por exemplo, estavam vencidos desde 21 de abril deste ano. Outros cinco pacotes de mistura para pudim também tiveram a validade expirada no mesmo mês. Confira a relação completa a seguir:

Além das produtos vencidos, a fiscalização ainda verificou a ausência de informações de preços em diferentes produtos, o que infringe o direito básico do consumidor à transparência. O supermercado autuado tem dez dias para apresentar defesa. O D'Ponta News solicitou um posicionamento à empresa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.
O coordenador do Procon Ponta Grossa, Naim Nasihgil Filho, explica que as fiscalizações ampliam a segurança alimentar da população e garante que estabelecimentos cumpram as normas de defesa do consumidor.
“Nosso compromisso é garantir que o consumidor de Ponta Grossa tenha segurança e transparência em suas compras. Encontrar produtos vencidos ou sem informação de preço é contra a lei, e por isso estamos intensificando as fiscalizações em toda a cidade. O respeito ao cidadão começa pelo cumprimento das regras”, diz o coordenador, que também reforça a importância dos clientes se atentarem à data de validade dos produtos.
Denúncias de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor podem ser registradas nos canais oficiais do Procon: proconpontagrossa@gmail.com (e-mail) e (42) 3220-1045 (telefone).