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Ponta Grossa

Supermercado autuado em Ponta Grossa tinha produtos vencidos desde abril

Fiscalização ainda constatou ausência de informações de preços em diferentes produtos do estabelecimento comercial

há uma hora

Matheus Gaston com informações da PMPG

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Supermercado autuado em Ponta Grossa tinha produtos vencidos desde abril
Foto: Ilustrativa/Marcelo Camargo/Agência Brasil
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A reportagem do D'Ponta News teve acesso com exclusividade a um documento do Procon e da Vigilância Sanitária que lista uma série de produtos com prazo de validade vencido à venda em um supermercado de Ponta Grossa. Alguns dos itens estavam com a validade expirada desde abril deste ano.

As irregularidades foram constatadas a partir de fiscalização realizada na última quinta-feira (13). A ação conjunta tinha como foco a verificação de produtos impróprios para consumo e o cumprimento de normas de informação ao consumidor.

Em um dos estabelecimentos fiscalizados, os agentes constataram 61 produtos fora do prazo de validade, representando risco à saúde dos consumidores. Dois pacotes de farinha de trigo, por exemplo, estavam vencidos desde 21 de abril deste ano. Outros cinco pacotes de mistura para pudim também tiveram a validade expirada no mesmo mês. Confira a relação completa a seguir:

Além das produtos vencidos, a fiscalização ainda verificou a ausência de informações de preços em diferentes produtos, o que infringe o direito básico do consumidor à transparência. O supermercado autuado tem dez dias para apresentar defesa. O D'Ponta News solicitou um posicionamento à empresa, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Fiscalização

O coordenador do Procon Ponta Grossa, Naim Nasihgil Filho, explica que as fiscalizações ampliam a segurança alimentar da população e garante que estabelecimentos cumpram as normas de defesa do consumidor.

“Nosso compromisso é garantir que o consumidor de Ponta Grossa tenha segurança e transparência em suas compras. Encontrar produtos vencidos ou sem informação de preço é contra a lei, e por isso estamos intensificando as fiscalizações em toda a cidade. O respeito ao cidadão começa pelo cumprimento das regras”, diz o coordenador, que também reforça a importância dos clientes se atentarem à data de validade dos produtos.

Denúncias de desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor podem ser registradas nos canais oficiais do Procon: proconpontagrossa@gmail.com (e-mail) e (42) 3220-1045 (telefone).

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