{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Ponta Grossa

Mapa ao vivo mostra ciclone no litoral que trouxe ventania para Ponta Grossa

Fenômeno atinge Sul do Brasil com rajadas de até 126 km/h e Defesa Civil mantém recomendações de segurança para a população da região

há 2 horas

Heryvelton Martins

Publicidade
Mapa ao vivo mostra ciclone no litoral que trouxe ventania para Ponta Grossa
Reprodução

Imagens de satélite mostram um sistema de ciclone extratropical se formando na costa do Sul do Brasil e confirmam a origem dos fortes ventos que atingem Ponta Grossa e região nesta quarta-feira (10). O Paraná, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul, está em alerta de perigo devido à atuação desse ciclone, que já se desloca para o oceano. (veja o mapa ao vivo abaixo)

O sistema, que começou a se organizar próximo ao litoral do Rio Grande do Sul e avança para alto-mar, intensificou a circulação de ventos na maioria do Sul do país.

  • As rajadas de vento no Paraná têm sido intensas, com registros de até 126,7 km/h no Litoral e mais de 70 km/h em Curitiba.

  • Embora o centro do ciclone esteja se afastando, a circulação dele ainda mantém a condição de ventos fortes e o risco de temporais isolados em Ponta Grossa e outras áreas do estado.

  • Para Ponta Grossa, as previsões meteorológicas indicam rajadas de vento que podem chegar a 81 km/h durante o dia.

Recomendações e atenção na região

Para garantir a segurança, é fortemente recomendado evitar áreas arborizadas e, em hipótese alguma, estacionar veículos sob árvores. Além disso, a população deve recolher todos os objetos soltos que estejam em varandas e quintais, prevenindo que sejam arremessados pela força do vento.

Em situações de emergência, os números de contato para acionamento imediato são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).

Ventania em toda a região

Uma forte ventania atingiu Ponta Grossa na tarde desta quarta-feira (10), deixando um rastro de destruição e transtornos na cidade. Diversas árvores não resistiram à intensidade do vento e caíram em diferentes pontos do município. O Corpo de Bombeiros Militar (2º BBM) foi acionado ao menos duas vezes em um curto espaço de tempo para atender ocorrências de queda ou poda de árvores.

  • 13h50: Ocorrência na Rua Cafeal, nº 80, para Busca e Salvamento - Corte ou poda de árvore.

  • 14h30: Ocorrência na Rua Ataulfo Alves, nº 260, também para Busca e Salvamento - Corte ou poda de árvore.

A equipe do D'Ponta News foi às ruas acompanhar de perto o trabalho de manejo e poda de árvores em locais afetados. Além da Rua Ataulfo Alves, onde o Corpo de Bombeiros esteve em atendimento, nossa reportagem registrou trabalhos também na Praça Margarida Malucelli Moro, indicando a amplitude dos danos causados pelo temporal na cidade.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Projeto busca lares temporários para crianças e adolescentes afastados da família em Ponta GrossaConsiderado a modalidade mais humanizada em comparação ao acolhimento institucional, o programa proporciona benefícios significativos
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia