há 2 horas
Publicado por Matheus Gaston

Mais tecnologia e complexidade em cirurgias gratuitas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Assim é possível descrever a funcionalidade do microscópio cirúrgico adquirido recentemente pelos Hospitais Universitários da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), a partir de emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão da deputada estadual Mabel Canto. Uma cerimônia hoje (10), na Sala dos Conselhos Helena Kolody, marcou a entrega oficial do equipamento que vai beneficiar a comunidade atendida pelo HU.
O Microscópio cirúrgico é um equipamento óptico altamente especializado, projetado para fornecer aos profissionais de saúde uma visão ampliada e detalhada do campo operatório durante procedimentos cirúrgicos. Ele permite que os cirurgiões visualizem estruturas anatômicas minúsculas com grande precisão, facilitando a realização de procedimentos delicados e complexos. Essa ampliação proporciona maior precisão e segurança durante a realização de procedimentos cirúrgicos, especialmente em áreas como neurocirurgia, otorrinolaringologia, odontologia e microcirurgia (reconstrução de vasos sanguíneos, nervos e tecidos).
De acordo com o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a entrega do equipamento representa “um reconhecimento às equipes que trabalham nos hospitais, um reconhecimento à importância da assistência estar vinculada ao ensino, porque cada um que está no hospital, cada um e cada uma, mesmo que não seja professor, está num processo de formação de futuros profissionais na área da saúde. Esse é o diferencial do nosso hospital”.
Em sua fala, a deputada Mabel destacou a importância do HU-UEPG para toda a região dos Campos Gerais e reforçou o o compromisso com o crescimento e modernização do hospital. “Ter esse equipamento é algo que vai fazer a diferença na vida da população. Então, contem sempre comigo, contem com o meu trabalho”.

Para a diretora-geral dos HU-UEPG, professora Fabiana Postiglioni Mansani, o microscópio cirúrgico proporciona uma maior complexidade das cirurgias realizadas, principalmente pelas equipes de otorrinolaringologia e de neurocirurgia. “Duas especialidades de extrema importância para a formação de novos especialistas, através dos programas de residência médica, e também para o atendimento de trauma e politrauma. Um equipamento totalmente digitalizado, com sistema de visualização de última geração, sendo o de mais alta tecnologia mundial, capaz de realizar intervenções avançadas de forma intuitiva, com um sistema fiável, o que garante consistência e eficácia nos procedimento cirúrgicos”, destaca.
Com informações da Assessoria de imprensa