há uma hora
Heryvelton Martins

Uma mobilização ágil entre equipes de trânsito e socorristas salvou a vida de uma mulher de 51 anos na tarde desta quinta-feira (27), em Ponta Grossa. A ocorrência foi registrada por volta das 14h30, na Rua Henrique Lingeski, no Jardim Paraíso, e envolveu o pouso do helicóptero do SAMU em plena via pública.

A vítima sofreu uma parada cardiorrespiratória (PCR). Familiares acionaram o socorro pelo número 192 e receberam orientações iniciais para realizar as manobras de reanimação até a chegada das equipes especializadas. Devido à gravidade do caso, o suporte aéreo “Águia Saúde 10” foi deslocado para o local.
Para garantir a segurança da operação, a equipe Fox do Patrulhamento Viário (COTRAN), composta pelos agentes Nilso e Rodrigues, foi acionada. Ao chegarem ao endereço, os agentes avaliaram o quadrante ideal para o pouso e realizaram o isolamento imediato e completo da rua.
Com a área segura, a equipe aeromédica pousou e iniciou os procedimentos avançados de suporte à vida. As manobras foram bem-sucedidas e o quadro de parada cardiorrespiratória foi revertido ainda no local. Após a estabilização, a paciente foi transportada pela ambulância Bravo 3 do SAMU. Para assegurar a rapidez no trajeto até o Hospital Regional de Ponta Grossa, a equipe de trânsito realizou uma escolta prioritária da viatura.

Segundo relato da equipe médica do helicóptero Águia, o pouso na região não seria possível sem o suporte técnico e o isolamento da área realizado pelos agentes de trânsito. A operação terminou com a decolagem segura da aeronave e a entrega da paciente aos cuidados hospitalares.