há 4 horas
Publicado por Matheus Gaston

A Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, vinculada à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, ampliou expressivamente sua rede de parcerias com empresas locais em 2025, beneficiando os trabalhadores. O aumento no número de empresas foi de 22,5%, passando de 1 mil para 1.224 empregadores oferecendo novas vagas.
A expansão foi pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, por meio de um esforço de prospecção e visitas a empresas, conforme a secretária Faynara Merege. “Após a realização de um estudo técnico interno, com diagnóstico detalhado das lacunas operacionais e estratégicas existentes, foi definida uma nova rota de atuação, orientada por evidências e focada em maior eficiência, assertividade e entrega de resultados”, conta a secretária.
“Fizemos uma grande aproximação com diversas companhias, como nos setores de tecnologia, metalurgia e alimentação, visando ampliar a nossa base de oferta de empregos, apoiar as empresas e ampliar a empregabilidade dos nossos trabalhadores. Tudo isso foi fundamental para obtermos dados tão positivos”, conta Faynara.
A prefeita Elizabeth Schmidt observa que, além de atuar para o desenvolvimento do município em todas as áreas, como na atração de grandes empresas, o resultado demonstra a pluralidade de ações da Prefeitura. “Esse crescimento na base empresarial demonstra que nossa cidade está atuando fortemente para a geração de empregos, e nós fazemos a nossa parte, colocando nossa Agência como principal articuladora entre a força de trabalho do município e o setor produtivo, ampliando as oportunidades de emprego formal para a população”, destaca a prefeita.
A expansão das parcerias junto ao mercado local e a maior prospecção de vagas foi fundamental para que Ponta Grossa quebrasse recordes de empregos em 2025: em outubro o município atingiu o maior número de pessoas com carteira assinada de sua história: 110.539, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Com informações da PMPG