há 6 horas
Gabriel Aparecido

A Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) divulgou, na última sexta-feira (31), a lista de colégios que poderão se tornar cívico-militares no Paraná. Em Ponta Grossa, quatro instituições estão sendo consideradas para adotar o modelo, conforme o edital nº 125/2025, publicado pela pasta. O documento é assinado pelo secretário da Educação, Roni Miranda, e apresenta cerca de 50 colégios em todo o estado que poderão aderir ao sistema a partir do próximo ano letivo.
De acordo com o edital, os colégios estaduais Meneleu de Almeida Torres e Kennedy aparecem como candidatos a implementar o modelo cívico-militar em 2026. Também estão listadas como prováveis instituições o Instituto de Educação e a Escola Estadual Monteiro Lobato. Antes da definição final, serão realizadas consultas públicas para avaliar o interesse da comunidade escolar (professores, pais, alunos e funcionários) quanto à adesão ao sistema. As consultas estão programadas para ocorrer nos dias 17 e 18 de novembro.
Atualmente, Ponta Grossa conta com 11 escolas cívico-militares, número que poderá subir para 15 caso a proposta seja aprovada.