há 6 horas
Matheus Gaston

A CCR PRVias, empresa que administra o Lote 3 de Rodovias do Paraná, pretende adiantar a construção dos novos contornos rodoviários de Ponta Grossa. A informação foi revelada por Arrison Szesz, gerente de operações da concessionária, em entrevista à reportagem do D’Ponta News.
Chamados de Norte e Leste, juntos, os contornos terão mais de 42 quilômetros de extensão de pistas duplicadas. O trajeto inicia no trevo da BR-373 com a BR-376, cruza com as PRs 151 e 513, até retornar à BR-376, na região do bairro Cará-Cará. Segundo o contrato de concessão firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o prazo máximo para a entrega das obras é entre 2031 e 2032.
A expectativa é que a construção dos novos contornos, considerados os maiores investimentos do lote de concessão, desafogue o trânsito nas avenidas Souza Naves e Presidente Kennedy, trechos urbanos das BRs 373 e 376. Nas duas vias, é comum que o fluxo da cidade se misture com o fluxo rodoviário, o que eleva o risco de acidentes, principalmente em horários de pico.
A CCR PRVias reconhece a criticidade do segmento e, desde o início das operações, em maio deste ano, adota medidas para tentar diminuir os riscos aos motoristas e pedestres. Os serviços incluem recuperação da pavimentação asfáltica, troca da sinalização horizontal e vertical, entre outras ações. O prazo para execução dos trabalhos iniciais é de 12 meses.
“A concessionária trabalha para tentar buscar uma antecipação desses contornos para dar uma solução em definitivo para o perímetro urbano de Ponta Grossa, onde o tráfego urbano se mistura com o tráfego pesado e traz todos esses problemas de segurança”, afirma Szesz.
Previsto para o sexto ano de concessão, o Contorno Norte terá 14,65 km de extensão, iniciando com um trevo rodoviário na atual interseção em nível entre a BR-373 e a BR-376. No KM 1 do contorno será implantada uma passagem superior sobre a ferrovia, e no KM 4 um viaduto do tipo Parclo, para condutores trocarem de sentido utilizando a interseção em desnível.
Seis pontes duplas (uma para cada sentido de tráfego) serão construídas sobre o Arroio Chapadas e o Rio Congonhas, do KM 6 ao KM 8, e um Parclo também no KM 8, e outras duas pontes sobre o Rio Pitangui, KM 13, próximo à Frísia Cooperativa Agroindustrial, onde o contorno termina, ao chegar na PR-151.
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O Contorno Leste terá 27,7 km de extensão e está previsto para o sétimo ano de concessão. A via terá início na PR-151, na mesma altura do Contorno Norte, onde será implantado um novo trevo rodoviário. No KM 1 também será implantada uma passagem superior sobre linha de trem e outra no KM 2, sobre o acesso à Terras Alphaville, seguida por duas pontes sobre o Rio Pitangui e um viaduto Parclo, todos no KM 3.
Outra passagem superior será construída sobre a ferrovia do KM 5, e um viaduto do tipo Diamante (em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita) será executado no cruzamento com a Estrada do Alagados, no KM 7. Duas pontes serão construídas sobre o Rio Verde, no KM 9, e um viaduto do tipo Trombeta, que tem três ramos de acesso, será construído no KM 11, logo antes do Contorno Leste aproveitar o traçado da Estrada Pery Pereira da Costa até chegar no entroncamento com a PR-513, onde será executado outro Trombeta.
A partir daí o contorno vai utilizar a maior parte do trecho não-pavimentado da rodovia estadual, com a construção de um Parclo no KM 22, saindo deste traçado apenas no último quilômetro da PR-513, e terminando na BR-376 próximo à Bunge Alimentos, onde será construído um viaduto do tipo Trombeta.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Ponta Grossa (CDEPG) encaminhou um ofício à CCR PRVias com uma sugestão para o traçado dos novos contornos rodoviários. De acordo com a entidade, a proposta foi construída diante do potencial de crescimento industrial, imobiliário e turístico que as obras trarão ao município - veja mais aqui.
Com informações da AEN