há uma hora
Heryvelton Martins

O futuro do transporte coletivo em Ponta Grossa será decidido na próxima terça-feira (9). O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Passageiros (Sintropas-PG) convocou a categoria para uma assembleia decisiva que definirá os rumos da Campanha Salarial 2025/2026.
A votação ocorre das 9h às 19h, com urnas itinerantes passando por todos os terminais de ônibus e pela garagem da Viação Campos Gerais (VCG).
A pauta da assembleia coloca os trabalhadores diante de dois caminhos distintos. O primeiro é a aprovação da proposta apresentada pela empresa, que prevê a renovação das cláusulas sociais e o reajuste das cláusulas econômicas por um período de dois anos.
Caso a proposta patronal seja rejeitada nas urnas, o segundo item da pauta entra automaticamente em vigor: a autorização para que o sindicato possa deflagrar greve da categoria.
O edital de convocação também prevê medidas caso as negociações fracassem. Os trabalhadores votarão uma autorização para que o departamento jurídico do sindicato ajuíze um Dissídio Coletivo de Trabalho junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 9ª Região.