há 2 horas
Matheus Gaston
O Fórum Eleitoral de Ponta Grossa inaugurou, na tarde desta segunda-feira (13), um ambiente voltado ao acolhimento de pessoas neurodivergentes ou que necessitam regular suas emoções: a Sala Calma. A ação está entre as medidas do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para promover a inclusão entre o eleitorado.
Autoridades municipais e estaduais acompanharam a solenidade. Nas paredes externas, a sala possui ilustrações de girassóis, figura utilizada para identificação de pessoas com deficiências ocultas ou não aparentes. Já do lado de dentro, o espaço conta com pintura branca e poucos móveis para reduzir estímulos auditivos e visuais.
A primeira Sala Calma foi inaugurada em Curitiba. Logo depois, começou a ser implementada em municípios onde há possibilidade para segundo turno nas eleições, como Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.
Para o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente do TRE-PR, a implementação do espaço beneficia pessoas com deficiência e promove a luta contra o capacitismo. "Toda pessoa com deficiência tem o direito e o dever de votar. A deficiência não impede que a pessoa seja eleitor ou eleitora", ressalta.
Quando questionado sobre outras medidas voltadas à inclusão, Bengtsson lembra que, durante as Eleições Municipais de 2024, várias pessoas com deficiência auxiliaram diretamente no processo eleitoral, a partir da atuação como mesários e colaboradores.
Confira a entrevista completa com Sigurd Roberto Bengtsson e mais fotos da Sala Calma a seguir: