há 2 horas
Publicado por Matheus Gaston
A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) cresce enquanto espaço para produção de conhecimentos. É o que aponta o novo Ranking Universidades do Mundo da Times Higher Education (WUR THE 2026), divulgado no dia 8 de outubro, que coloca a instituição em primeiro lugar entre as universidades estaduais do Paraná na categoria Ambiente de Pesquisa e na 17ª posição entre as universidades brasileiras que participaram do ranking.
A classificação representa um avanço histórico e um salto de 11,7 para 19 pontos em relação à avaliação anterior. A pontuação em Ambiente de Pesquisa é medida pela reputação dos pesquisadores da Universidade entre seus pares ao redor do mundo, pelo volume de artigos publicados no período analisado e pelo retorno do trabalho acadêmico em investimentos para a instituição.
Outro destaque da UEPG no ranking é a sua consolidação como a primeira universidade estadual do Paraná em Perspectiva Internacional, posto que ocupa há três anos. A nota alcançada na atual pesquisa (28,1) representa um aumento de quase dois pontos em relação à avaliação anterior e é definida pela quantidade de estudantes estrangeiros e número de parcerias internacionais.
Os dados também apontam para um aumento da nota da UEPG nos critérios Qualidade de Pesquisa, que mede a influência da Universidade na produção de conhecimento por meio da quantidade de citações de seus cientistas ao redor do mundo; e Indústria, que mensura o potencial de apoiar setores da indústria por meio da inovação e desenvolvimento de patentes. Em ambas as categorias, a UEPG subiu um ponto em relação ao relatório anterior.
As informações sobre a participação da UEPG no ranking Times Higher Education 2026 foram coletadas pela Diretoria de Avaliação Institucional da Pró-reitoria de Planejamento da UEPG (DAI-Proplan). O relatório completo pode ser conferido no site do THE.
Com informações da Assessoria de imprensa