Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Ponta Grossa

Prefeitura multa empresa por abandono de obra em escola de PG

Medida ainda determina a rescisão do contrato, além da suspensão temporária do direito de contratação entre a empresa e a Prefeitura de Ponta Grossa

há 2 horas

Matheus Gaston

Publicidade
Prefeitura multa empresa por abandono de obra em escola de PG
Divulgação/PMPG

A Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos multou a empresa responsável pela reforma e ampliação da Escola Municipal Professora Dércia do Carmo Noviski, no Parque Tarobá, em Ponta Grossa. A decisão foi divulgada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (21) e aponta que houve abandono da obra e prejuízo à rede municipal de ensino.

O processo administrativo envolve um contrato de R$ 5,2 milhões estabelecido entre a Prefeitura de Ponta Grossa e a Talento e Arte Acabamentos, firmado em janeiro de 2024. Em julho deste ano, o Departamento de Compras e Contratos notificou a empresa, mas não obteve retorno. Dias depois, a contratada recebeu uma intimação em que são apontadas duas infrações: lentidão no cumprimento dos serviços e paralisação da obra sem justa causa e prévia comunicação à administração.

Em defesa, a Talento e Arte disse que solicitou um aditivo de reajuste e que, caso o pedido não fosse aceito, não seria possível retomar as obras. Além disso, a empresa alegou a diferença entre as medições municipais e laudos independentes. Ao final, a contratada solicita o arquivamento do processo administrativo, o reconhecimento da justa da causa da suspensão da obra, o aceite do pedido de reajuste e a regularização de pagamentos.

Os responsáveis pela fiscalização do contrato rebateram a defesa apresentada pela empresa contratada. A análise aponta que os pagamentos ocorreram dentro do prazo legal e que não houve pedido de aditivo de valor, mas apenas de reajuste anual ainda em trâmite. Em seguida, os fiscais se posicionaram a favor da rescisão contratual e à aplicação de penalidades, medida que foi orientada pela Procuradoria Geral do Município.

Com base em dispositivos e leis municipais, o processo administrativo determinou à Talento e Arte o pagamento de multa de 10% sobre o valor remanescente do contrato, além da perda de garantia/apólice exigida pelo contrato. A decisão ainda impede que a empresa possa ser contratada pela Administração Municipal pelo período de seis meses. Ainda há possibilidade de recurso.

A reportagem do D'Ponta News tenta contato com a Talento e Arte para solicitar um posicionamento sobre a decisão da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos.

Publicidade

Compartilhe:

Leia também

Vereador denuncia terceirização da merenda escolar ao GAECO e ao MPFEmpresas participantes respondem a diversas irregularidades, segundo Geraldo Stocco, que pede a suspensão da licitação
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia