Sábado, 11 de Janeiro de 2025

Deputado Aliel Machado anuncia nova torre do HU-UEPG

2024-01-19 às 10:11
Foto; Moisés Kuhn/D’Ponta News

O deputado federal Aliel Machado (PV) anunciou a nova torre do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG). A informação foi divulgada com exclusividade em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (19).

Segundo o deputado, o pontapé inicial para a construção da nova torre acontecerá em 2024. “Será um novo Hospital Universitário para a cidade de Ponta Grossa. Uma obra de cerca de R$ 60 milhões, que é uma necessidade de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais. Já acertamos isso com o professor Miguel Sanches Neto”, revela.

A nova torre será construída em anexo ao prédio do HU já existente, na região de Uvaranas. “A nova torre é do mesmo tamanho do hospital que foi entregue. São cinco andares, novas salas de UTI, são R$ 60 milhões a previsão e é um novo hospital para Ponta Grossa. É a nova torre porque é o novo hospital. A gente vai aproveitar a infraestrutura, vamos interligar com o hospital que já existe porque lá já tem o heliponto para o helicóptero levar os pacientes, tem terreno, tem dedicação do secretário Beto Preto, que não foge da parceria e nós vamos fazer”, garante.

Aliel Machado ainda reitera sua responsabilidade com a liberação deste recurso. “Estou anunciando no nosso mandato, como prioridade em 2024, a liberação integral do recurso em parceria com a Universidade, para termos um novo hospital e a nova torre com cinco andares, todas as salas e os detalhes virão depois para atender a nossa região”, completa.

“Não tem mais como ficar fazendo puxadinho”, diz Aliel

A negociação para a construção da nova torre do HU-UEPG está em andamento desde a visita da ministra da Saúde Nísia Trindade à Ponta Grossa, em 2023, segundo Aliel Machado. “Nós solicitamos à ministra naquele dia, colocamos no planejamento as ações e fechamos nessa semana com o magnífico Reitor, com a chefe regional da Saúde, da necessidade da realização dessa obra. Não tem mais como ficar fazendo puxadinho, é inadmissível termos o sofrimento das pessoas em relação a isso”, finaliza.

Além disso, Aliel reforça a importância deste novo prédio, não só para o município, mas para toda a região dos Campos Gerais. “Ao longo dos últimos meses, o município vive um desafio regional, que é histórico, mas se agravou ainda mais com o fechamento do pronto-socorro, que é a fila do atendimento de cirurgias e de internamento”, diz. Aliel ainda reflete que há pacientes sendo transferidos de Ponta Grossa para hospitais de Castro e Telêmaco Borba, por exemplo, quando deveria ser ao contrário, segundo ele, devido à estrutura que o município possui.

Confira a entrevista completa: