A mobilização do ‘Dia D’ de vacinação, realizada no último sábado (10), foi marcada pela grande participação da população e por uma avaliação positiva por parte da Prefeitura de Ponta Grossa. Ao todo, mais de 11 mil doses de vacinas foram aplicadas pelas equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) ao longo do dia, sendo cerca de 9 mil apenas contra a gripe (influenza).
Foram 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro Vacina PG abertos para receber as famílias ponta-grossenses, em uma ação que contou com a presença de centenas de profissionais de saúde para atender à demanda da comunidade. Além da vacina contra a gripe, 23 UBS e o Centro Vacina também ofereceram as demais vacinas do Calendário Nacional, incluindo a imunização contra o HPV – para jovens de 9 a 19 anos.
A presidente da Fundação Municipal de Saúde, Liliam Brandalise, destacou de forma positiva o resultado do Dia D. “Estamos felizes com os números obtidos e a adesão da população, demonstrando uma conscientização geral sobre o quanto a vacina é importante para a prevenção de diversas doenças. Essa mobilização faz a diferença não só para os públicos mais suscetíveis, mas para toda a população”, afirmou.
No caso da imunização contra a influenza, a campanha nacional continua e terá novas atividades voltadas especialmente ao público-alvo: crianças acima de 6 meses e abaixo dos 6 anos de idade, idosos com 60 anos ou mais e gestantes. Além das UBS, a Prefeitura tem intensificado estratégias como mutirões em escolas e vacinação itinerante em locais de grande circulação, como praças e igrejas.
Público geral
O último sábado (10) também marcou o início da vacinação contra a gripe para o público geral, que ao longo da semana também pode procurar as 25 salas de vacinas disponíveis, localizadas em todos os bairros de Ponta Grossa, para se imunizar: basta comparecer com um documento com foto e a carteirinha de vacinação em mãos.
da assessoria