Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024

Otorrinolaringologista da O1 Saúde explica quais são os principais distúrbios respiratórios do sono

2024-07-10 às 15:14

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta quarta-feira (10), o médico otorrinolaringologista da O1 Saúde, Dr. Francisco Barros, comentou sobre os distúrbios do sono e seus tratamentos.

O1 Saúde quer que você viva melhor. Por isso, o Centro reúne especialidades médicas e serviços qualificados nas áreas de Otorrinolaringologia, Alergologia, ATM, Dor Facial, Ortopedia Funcional dos Maxilares e Fonoaudiologia. Além de consultas e procedimentos clínicos, a O1 Saúde oferece exames rápidos e precisos, facilitando o diagnóstico e recuperação dos seus pacientes.

Otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia é a especialidade médica que realiza o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças e distúrbios relacionados ao nariz, aos ouvidos e estruturas como as cordas vocais e a garganta.

Distúrbios do sono

Os distúrbios do sono mais comuns são a insônia, a apnéia obstrutiva do sono e a síndrome das pernas inquietas. São comuns também o sono insuficiente e o atraso de fase de sono. Insônia: A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou o despertar antes do horário desejado.

Dr. Francisco assegura que existem os distúrbios não respiratórios e os distúrbios respiratórios do sono. “O mais comum, entre os não respiratórios, é a insônia que pode estar ligada ao movimento de pernas, às parassonias, ao terror noturno e outras classificações. Geralmente esses distúrbios são tratados pelos neurologistas e psiquiatras”, explica. “De maneira mais simplista e fácil de compreender, os distúrbios respiratórios do sono estão ligados ao ronco e à apneia. Geralmente esses distúrbios são tratados pelos otorrinolaringologistas e pneumologistas”, complementa.

Distúrbios respiratórios do sono

O especialista pontua que o ronco é um ruído que ocorre durante o sono devido à dificuldade de passagem de ar pelas vias aéreas. “Ele é a vibração das estruturas da garganta quando o ar passa de maneira estreitada por ela. Ele pode ser ocasionado pelo crescimento de algumas estruturas que nós temos como, por exemplo, o crescimento das amígdalas e adenoide nas crianças. A partir disso, elas podem passar a ter um sono com bastante ronco e em alguns casos apresentando apneia”, destaca. “Na fase adulta, o ganho de peso é um dos principais fatores que ocasionam o ronco durante o sono”, acrescenta.

A apneia do sono acontece quando ocorre parada repetida e temporária da respiração durante o sono. Ela é classificada em três tipos: apneia obstrutiva do sono, apneia central e apneia mista. “A apneia é caracterizada pela obstrução da coluna aérea de uma forma completa, interrompendo a passagem do ar. Existe uma diferença entre ela e a síndrome da apneia do sono”, explica.

“A apneia é o relato da parada respiratória, então os pacientes não possuem um sintoma característico além desse relato. No exame de polissonografia é perceptível que neurologicamente a pessoa acorda todas as vezes que volta a respirar após a apneia. Isso afeta diretamente a qualidade do sono, porque acontece várias vezes durante a noite”, finaliza.

Serviço

O Dr. Francisco Barros atende na Clínica O1 Saúde, na R. Padre Ildefons, 475 – Centro, em Ponta Grossa; e o telefone para contato é: (42) 3122-9600.

CRM 9676

Confira a entrevista completa: