Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Cena Local D’P: Cirurgia de pálpebras sem traumas

2024-01-04 às 15:20
Foto: Divulgação

Médico ponta-grossense Guy Romaguera Canto desponta na oftalmologia nacional com aplicação de técnica cirúrgica sem cortes para tratar terçóis

por Edilson Kernicki

O médico oftalmologista ponta-grossense Guy Romaguera Canto ganhou destaque em todo o território nacional por ser o primeiro médico brasileiro a realizar a remoção de hordéolos e calázios (aquelas “bolinhas” que surgem na pálpebra, tecnicamente conhecidas como terçóis) sem a necessidade de anestesia e cortes. Ele realizou a façanha com a tecnologia francesa E-Eye IRPL, vendida no Brasil pela Drycom. A luz pulsada do aparelho gera uma sequência de pulsos uniformes e, ao emitir um feixe de luz fria, estimula e desobstrui as glândulas meibomianas.

O fechamento dessa glândula, por meio de um processo não infeccioso, é o que gera calázio. Já o hordéolo é normalmente causado por infecção. Com o tempo, o calázio se torna um pequeno cisto endurecido no meio da pálpebra, enquanto o hordéolo permanece dolorido e localizado na borda palpebral. “A técnica cirúrgica consiste na remoção de lesões palpebrais infecciosas [hordéolos] ou a fibrose delas [calázio] sem a necessidade de anestesia e cortes. Além de tirar as lesões, ela trata, ao mesmo tempo, a blefarite e a meibomite, que são afecções palpebrais que deixam o olho irritado, seco, vermelho e que facilitam o aparecimento desses hordéolos”, explica o médico, que já realizou a cirurgia em dois pacientes em Ponta Grossa.

Vantagens

Na cirurgia convencional, são feitas pequenas incisões por dentro da pálpebra e o oftalmologista remove a lesão. Não ficam cicatrizes aparentes, mas a rotina de recuperação exige cuidados, como evitar atividades físicas intensas durante 15 dias e ficar pelo menos três a cinco dias de atestado. Com o IRPL, a rotina pode ser retomada no mesmo dia. “O pós-operatório não requer nenhum tipo de cuidado específico. O paciente volta para as suas atividades normais no mesmo instante que sai do procedimento, diferente da cirurgia convencional, em que o paciente precisa ficar em casa, pois o olho fica muito inchado, dolorido e podendo sangrar”, compara.

Pioneirismo

O protocolo de tratamento para calázio e hordéolo com o uso de luz pulsada foi desenvolvido pelo médico oftalmologista italiano Luca Vigo e apresentado durante o 41º Congresso da Sociedade Europeia de Catarata e Cirurgia Refrativa, em Viena, na Áustria, em setembro deste ano. “Fui o primeiro oftalmologista brasileiro a fazer a técnica em nosso país e aqui em Ponta Grossa. Técnica essa que foi até publicada pela empresa em suas mídias assim que a realizamos”, menciona. A nova diretriz se soma a outros tratamentos já realizados a partir do IRPL: meibomite, blefarite, síndrome de Sjogren e Demodex.

Quem é

Guy Romaguera Canto (CRM 31814 e RQE 25649) é graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) desde 2013. Possui especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Olhos do Paraná. É sócio-proprietário do Hospital de Olhos de Ponta Grossa (HOPG) e membro titular da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR/BRASCRS).

O oftalmologista atende na Policlínica, localizada na rua Francisco Búrzio, 705, no Centro de Ponta Grossa. Cirurgias e exames complementares são realizados no HOPG, situado na rua Balduíno Taques, 515, no bairro Estrela. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.guycanto.com.br e pelo Instagram: @guy_canto.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #299