Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

Cena Local D’P: Empresas da região recebem certificação Aterro Zero

2023-12-19 às 15:51
Foto: Divulgação

Programa de certificação da Zero Resíduos reconhece empresas que enviam o mínimo de resíduos para aterros sanitários e fazem a diferença por um futuro mais sustentável

Dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) informam que, no ano de 2022, cada brasileiro produziu aproximadamente 1,043 kg de resíduos por dia. Já em relação à coleta de resíduos sólidos urbanos, em 2022, o país registrou um total de 76,1 milhões de toneladas coletadas. Com a retomada de boa parte das atividades de forma presencial, as dinâmicas sociais passaram por mudanças que influenciaram diretamente os serviços de limpeza urbana e gestão de resíduos sólidos.

No Brasil, a maior parte dos resíduos coletados continua sendo encaminhada para aterros sanitários. Mesmo que a maior parte das cidades brasileiras tenham aterros sanitários seguros e licenciados, a quantidade de lixo produzida em apenas um ano é, ainda, muito grande, e necessita-se de práticas que visem o melhor reaproveitamento de resíduos e o menor envio destes para os aterros.

Certificação Aterro Zero – Zero Resíduos

O conceito de Aterro Zero foi criado nos anos 70, como forma de engajar a comunidade e empresas a gerenciarem os seus resíduos de forma mais sustentável, buscando sempre repensar, recusar, reduzir, reutilizar, reciclar e, quando isso não for possível, buscar a destinação final com menor impacto ambiental.

O Programa de Certificação Aterro Zero, da empresa Zero Resíduos, foi desenvolvido para reconhecer as indústrias e empresas que se preocupam em buscar as destinações finais mais nobres e ambientalmente adequadas para cada um de seus resíduos. O objetivo é identificar e destinar os resíduos em busca do máximo reaproveitamento e a redução máxima do envio de resíduos para os aterros sanitários.

O início da certificação se dá a partir do mapeamento de todos os resíduos gerados pelo cliente, inclusive aqueles que têm como destinação o seu reuso ou reutilização interna. Em seguida, é realizada a homologação e qualificação das destinações finais adotadas, de modo a garantir que haja rigoroso controle dos processos e que não haja desvios ou esteja mascarado o envio de parte dos resíduos para aterro através da destinação final mais nobre.

Ao final, é feita a avaliação das tecnologias adotadas, definindo percentualmente e com base no volume total de resíduos gerados pelo cliente, o quanto está indo para cada tipo de destinação final. Se atingido o percentual mínimo, o cliente recebe a certificação Aterro Zero – Zero Resíduos.

Empresas certificadas

No ano de 2023, três empresas e diversas unidades foram reconhecidas e conquistaram a certificação, referente aos resíduos produzidos no ano-base anterior. A empresa Madero Cozinha Central, localizada em Ponta Grossa, já havia conquistado a primeira certificação em 2022 e obteve a sua segunda certificação na categoria Prata referente ao ano de 2023.

Da esquerda para a direita, Juliana Vieira Schulomei (Analista de Meio Ambiente), Wislaine Bonfim (Gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade), Ramires Prevedello (Diretor Industrial e de Supply Chain) e Vicente Nadal Neto (Diretor de Projetos e Comercial Zero Resíduos)

A Cargill Agrícola S.A., com a sua unidade de Castro, também foi reconhecida no ano de 2023, conquistando a sua primeira certificação no programa, na categoria Prata. Já a empresa Arauco recebeu três certificações na categoria Platina por três unidades: Jaguariaíva, Piên e Ponta Grossa.

Ana Karin Marchel Paluch (Especialista em EHS) e Vicente Nadal Neto (Diretor de Projetos e Comercial Zero Resíduos)

Vitor Moreira Borsato, Diretor de Negócios da Zero Resíduos, explica que as certificações são fruto do trabalho dedicado dessas empresas em identificar, mapear e buscar direcionar os resíduos para as destinações mais nobres, mesmo que para isso seja necessário revisar ou alterar parte de seus processos produtivos. “Cada empresa se mostrou dedicada e empenhada em reaproveitar ao máximo os resíduos produzidos. Sem dúvidas, o reconhecimento foi muito merecido e só trouxe benefícios, tanto para as empresas, como a diminuição de gastos e a adoção de práticas mais sustentáveis entre todos os colaboradores, como para toda a sociedade. Além de colocar essas mesmas empresas em destaque, como um exemplo a ser seguido”, destaca.

Vicente Nadal Neto (Diretor de Projetos e Comercial Zero Resíduos), Maíra Gonçalves da Luz Pereira (Coordenadora de Meio Ambiente) e Vítor Borsato (Diretor de Negócios do Grupo Philus)

Sobre a Zero Resíduos

A Zero Resíduos é uma empresa que faz parte do Grupo Philus e é especializada na gestão, tratamento e destinação final de resíduos, oferecendo para os seus clientes todos os tipos de destinação final, sendo a maioria delas próprias. Com sede em Ponta Grossa, mas atendendo toda a região dos Campos Gerais, a empresa já operou mais de 1.500.00 toneladas de resíduos. Tem soluções para destinações finais mais comuns, como compostagem, reciclagem, tratamento de efluentes e aterro, e também oferece soluções para reaproveitamento energético de resíduos, como o coprocessamento.
Para saber como a sua empresa pode participar do programa e também para conhecer mais sobre a Zero Resíduos, basta acessar: www.zeror.com.br.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #299