Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

D’P Pessoas de Valor: AMBEV

2023-10-15 às 15:35

Locomotiva da indústria cervejeira de Ponta Grossa, a Ambev trabalha em prol do crescimento de todo o ecossistema local, gerando empregos e movimentando diversos setores econômicos. Com produção de 600 milhões de litros ao ano, a unidade ponta-grossense é responsável por abastecer mercados importantes nas regiões sul e sudeste

Por Michelle De Geus

A história de Ponta Grossa está intimamente relacionada ao ramo cervejeiro. A Cervejaria Adriática, liderada pelo alemão Heinrich Thielen, foi pioneira no processo de industrialização da cidade durante as primeiras décadas do século XX. Anos mais tarde, em 2016, a Ambev seguiu os mesmos passos, inaugurando uma unidade de 2,6 milhões de metros quadrados no município e se tornando uma das maiores empresas instaladas no município.

Também conhecida como Cervejaria Adriática, em homenagem ao legado de Thielen, a Ambev local tem capacidade para produzir 600 milhões de litros ao ano. A unidade está entre as maiores produtoras da marca Budweiser do país e também fabrica as cervejas Original, Skol, Brahma, Brahma Chopp, Brahma Duplo Malte, Antarctica e outras marcas em diversos formatos. A fábrica é uma das mais modernas do país em se tratando de tecnologia e capacidade de produção, sendo responsável por abastecer mercados importantes e estratégicos nas regiões sul e sudeste.

Apenas em Ponta Grossa, a Ambev gera cerca de 750 empregos, sendo 350 diretos e 400 indiretos. O impacto da presença da empresa vai além da geração de emprego e renda, envolvendo, nesse processo, fornecedores e profissionais de transporte e distribuição. A Ambev produz um “círculo virtuoso” de desenvolvimento econômico e crescimento compartilhado, estimulando o varejo e o setor de serviços no município. Em abril deste ano, a empresa realizou a sua primeira feira de negócios local, onde empreendedores ponta-grossenses tiveram a oportunidade de conversar com o time de compras e entender como funcionam os fluxos da empresa. Nesses encontros, a cervejaria busca novas soluções e parceiros para atender às suas operações industriais.

Pauta ambiental

Desde a sua fundação, a Ambev atua para reduzir o índice de consumo de água nas cervejarias e unidades fabris, sendo referência global em eficiência hídrica na indústria de bebidas. Em 2020, o consumo de água foi 4,7% menor do que em 2019. Comparando ao consumo de 2002, a redução foi de 55%. A média para cada litro de cerveja produzida caiu de 5,36 litros para 2,4 litros, índice que é referência mundial na indústria cervejeira. Os resultados são fruto do investimento em tecnologia para redução e reuso de água e tratamento de efluentes com alta performance.

A empresa também desenvolve ações como o projeto AMA, que desde 2017 reverte 100% dos lucros a projetos sociais que garantem água de qualidade a quem sofre com a falta desse recurso, e o Bacias e Florestas, programa de recuperação e preservação de importantes bacias hidrográficas do país que já atua há mais de dez anos e alcança mais de seis cidades brasileiras.

Em comunicado exclusivo enviado à revista D’Ponta, a empresa afirma que desenhou uma agenda de Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG, na sigla em inglês) ambiciosa para 2025, e, entre as cinco principais iniciativas, estão ações ligadas à mudança climática, gestão hídrica, agricultura sustentável, circularidade de embalagens e empreendedorismo. Exemplo disso é que, em 2019, a unidade de Ponta Grossa se tornou a primeira cervejaria carbono neutro da Ambev, inaugurando um processo que foi instituído também em outras unidades pelo Brasil.

Parte da solução

Incentivar e promover o consumo moderado de bebidas alcoólicas também é um compromisso que a Ambev abraçou há mais de 20 anos, incluindo em seu portfólio opções sem álcool. A cerveja é a única categoria de bebida que pode ser produzida completamente sem álcool, sem deixar de ser a mesma bebida, e, no ano passado, esse segmento cresceu mais de 37%. Além disso, a empresa conta com o Smart Drink Lab, uma equipe multidisciplinar que busca inovações e fomenta pesquisas para a criação de produtos, a fim de auxiliar o consumidor a beber com moderação. Essa área de inovação da Ambev, criada em 2021, tem o objetivo de usar a tecnologia para traduzir os conceitos de moderação em produtos. Essas iniciativas fazem parte da filosofia da Ambev, que acredita ter o dever e a capacidade de ser parte da solução.

Patrimônio preservado

Com coloração mais acentuada e espuma consistente, a cerveja Adriática voltou a ser produzida pela Ambev em 2015, seguindo a fórmula de 1918 de Heinrich Thielen. Ao recriar a bebida, a cervejaria conseguiu chegar a um resultado surpreendentemente parecido com as antigas receitas produzidas em Ponta Grossa. Atualmente, a bebida está disponível na clássica embalagem de 600 ml e pode ser encontrada em bares selecionados nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Ambev também comercializa a sua irmã mais nova, a Original, uma cerveja pilsen leve e suave registrada por Thielen em 1931. A bebida é voltada àqueles que sabem apreciar e valorizar uma cerveja tradicional e de qualidade superior. A empresa afirma que reconhece a sua responsabilidade com esse patrimônio e que está empenhada em manter viva e pulsante essa história.

A cervejaria desempenha ainda um papel significativo no entretenimento local ao abrir as portas da fábrica para visitas agendadas, oferecendo essa experiência de forma gratuita ao público. Durante o passeio, os visitantes têm a oportunidade de conhecer não apenas a história da Cervejaria Adriática, mas também a trajetória da cerveja Original.

Atuação consistente

A Ambev ressalta que esses anos de relação com o ecossistema ponta-grossense, da construção à ampliação da fábrica (com investimentos acima de R$1 bilhão), mostram o compromisso da companhia em impulsionar a sua atuação na região. Nos últimos anos, a empresa tornou-se uma plataforma de diversos negócios depois de um profundo processo de evolução cultural. Agora, a palavra-chave é consistência. A empresa quer continuar conquistando fãs para as suas marcas, inovando, levando experiências e gerando crescimento compartilhado para todo o ecossistema. E Ponta Grossa será parte importante nesta jornada.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #297