Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

D’P Pessoas de Valor: GMAD

2023-10-29 às 16:45
Foto: Divulgação

Fundado há mais de 30 anos pelo empresário Álvaro Góes, o Grupo GMAD tem em sua essência a integração de pessoas e o fomento da prosperidade coletiva através do trabalho, objetivos que são atingidos por meio do desenvolvimento do setor, da geração de renda e da articulação de melhorias estruturais nas regiões onde atua

Por Edilson Kernicki

Com mais de 30 anos no mercado, o Grupo GMAD oferece produtos e serviços para móveis que vão de painéis de madeira a maquinários, ferragens e acabamentos, em um catálogo que reúne mais de 20 mil itens. Fundada pelos sócios José Álvaro Góes Filho e João Miguel Maia Neto, a marca está presente em 20 estados e no Distrito Federal, em mais de 80 lojas, distribuídas por todas as regiões do país. Além das lojas físicas, o e-commerce do grupo entrega, através de uma frota própria de 450 caminhões, produtos para 4,5 mil cidades, em mais de 500 mesorregiões.

Sempre comprometida com o mercado moveleiro, a loja Madcompen – O Atacadão do Compensado foi inaugurada em fevereiro de 1990, no bairro de Uvaranas. A opção pelo bairro mais populoso de Ponta Grossa para acolher a sede da empresa foi estratégica. “Já havia uma loja madeireira no bairro, pertencente à indústria Ibema [Indústria Brasileira de Papel], o que facilitou o ponto de partida do projeto. Consideramos também a localização, que possibilitava o fácil acesso dos marceneiros, e também a logística”, relata Góes.

Integração e prosperidade

A consolidação do empreendimento contribuiu para o progresso do entorno, que passou por uma real transformação nas últimas décadas. “Faz parte de nossa essência integrar pessoas e promover prosperidade por meio do trabalho, e pudemos aplicar isso na comunidade de Uvaranas, apoiando o desenvolvimento da marcenaria, gerando renda às famílias que conosco trabalham e articulando melhorias estruturais na região. Esperamos também ter servido de inspiração a empreendedores que nos viram crescer tanto em Ponta Grossa quanto a partir dali, em todo o Brasil”, aponta o empresário.

Na visão de Góes, a marcenaria ganhou espaço no mercado, ao longo dos últimos 20 anos, por cumprir um papel fundamental ao oferecer oportunidade de projetos de ambientes bastantes funcionais e customizados aos consumidores. Sobre o impacto do setor na economia local, ele destaca que a GMAD atende, em um raio de 100 quilômetros, a 2 mil marcenarias, cujo mercado deve ultrapassar R$ 200 milhões ao ano. “Mais do que o volume, o interessante é saber que são micro ou pequenos empresários em sua maioria, que têm conosco bastante suporte para se financiar, crescer, profissionalizar-se e ainda trabalhar com tecnologia de ponta, frentes de difícil acesso para esse tipo de empresário”, avalia.

Retribuição

Além de ser a cidade que abriga a sede da empresa, Ponta Grossa representa, para o Grupo GMAD, o local onde surgiram as diretrizes para toda essa trajetória de sucesso. É também da comunidade local que se originaram as crenças e valores que norteiam a empresa ainda hoje: relações, trabalho, integridade, sustentabilidade e empreendedorismo. “A nossa gratidão é enorme. Tudo o que pudemos fazer até agora para retribuir esse bem todo, nós fizemos, como, por exemplo, muito trabalho na comunidade, construção de igrejas, apoios diversos e articulações estratégicas”, declara.

Para além dos aspectos comerciais, a marca GMAD se insere profundamente na comunidade ponta-grossense em ações apoiadas pela empresa nas áreas cultural, social, educativa e esportiva, sobretudo, pelo patrocínio ao Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC). “O Operário promove entretenimento à população, ao mesmo tempo que serve de referência de gestão para o futebol brasileiro, contribuindo também para o conhecimento de Ponta Grossa”, analisa.

Infraestrutura e confiança

Góes atribui a prosperidade do Grupo GMAD às condições de infraestrutura oferecidas pela cidade e à confiança depositada pelos marceneiros e por outras empresas e instituições. Outro fator crucial, segundo ele, é poder contar com funcionários preparados, alguns com mais de 30 anos de casa. “O crescimento deles nos trouxe até aqui”, reconhece.

Perfil

Filho de José Álvaro Góes, já falecido, e Elaine Sampaio Góes, José Álvaro Góes Filho é formado em Administração e Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), onde se pós-graduou em Marketing. Antes de se tornar empresário, ele chegou a trabalhar como frentista, lavador de carros e engraxate na praça Barão do Rio Branco. Atuou na área financeira das Indústrias Kluppel (IKL) (1984-1986) e com vendas na Indústria Brasileira de Papel (Ibema) (1987-1990).

Em 1990, inaugurou a Madcompen e, de 1992 a 1999, expandiu a rede com mais sete lojas no Paraná. Na década seguinte, como diretor, abriu mais dez lojas, criou uma transportadora, uma incorporadora de bens e imóveis, e a GMAD Importadora.

Entre 2010 e 2015, como presidente da empresa, ocorreu a criação da marca GMAD e da Associação das Empresas do Grupo GMAD. Na presidência do GMAD, o grupo se consolidou como líder nacional no segmento da marcenaria e alcançou, em 2018, faturamento de R$ 1 bilhão.

Em 2013, Góes tornou-se sócio-proprietário da Concessionária DAF MacPonta Caminhões. Desde o início deste ano, também integra o Conselho Administrativo da Sicredi Campos Gerais e Grande Curitiba PR/SP para o ciclo 2023-2027, como conselheiro financeiro. Em 2014, assumiu a presidência do Grupo Gestor do OFEC. Sob a sua gestão, o clube foi Campeão Paranaense (2015), Campeão Paranaense Sub-23 (2016), Campeão Brasileiro Série D (2017) e Campeão. Paranaense Série B (2018).

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #297