Fundado em 1973, o Grupo Águia leva o nome de Ponta Grossa para várias regiões do Brasil e da América Latina. Além de contribuir para o desenvolvimento do município através da geração de empregos, impostos e crescimento profissional, o grupo também apoia diversos projetos sociais
Por Michelle de Geus
Com investimentos constantes em inovação e tecnologia, a empresa ponta-grossense Águia Sistemas é líder no ramo de infraestrutura para logística, sistemas de armazenagem e movimentação de cargas para indústrias. A companhia desenvolve, projeta, produz, integra e implementa soluções customizadas para clientes de todo o Brasil e de vários países da América Latina, otimizando espaços e garantindo resultados de alta performance.
De acordo com Rogério Scheffer, filho do fundador da empresa, Ferdinando Scheffer (foto), e atual diretor da Águia Sistemas, o objetivo é fornecer soluções que complementem toda a infraestrutura de logística. “O nosso trabalho consiste em integrar tecnologias complementares aos produtos que nós mesmos fabricamos utilizando o nosso próprio software responsável pelo sistema operacional”, explica, acrescentando que essas soluções oferecem maior controle sobre o fluxo de materiais, automatizando os processos e buscando o menor custo.
“Para empresas que tenham, de alguma forma, a necessidade de armazenar, movimentar ou expedir os seus produtos, o nosso trabalho é fundamental para que a operação intralogística efetivamente aconteça de forma eficiente”, acrescenta, citando gigantes como Madero, DAF, Tetra Pak, AmBev, GMAD, MAC Ponta, SGS, Winner e Agrocete como exemplos de empresas instaladas em Ponta Grossa que utilizam os produtos da Águia Sistemas para desenvolver as suas atividades.
Além da Águia Sistemas, a família Scheffer também está no comando da Águia Florestal, empresa voltada ao plantio e industrialização de madeira. Utilizando técnicas sustentáveis e matéria-prima própria, a companhia produz toras, serragem, cavaco, biomassa e outros produtos. Hoje dirigida por Álvaro Scheffer, a Águia Florestal iniciou-se quando Ferdinando adquiriu áreas para a preservação de araucárias, uma paixão antiga sua, e atualmente a empresa já soma 40 anos de história e exporta madeira serrada para grandes empresas de diversos países.
Retribuição
No mês de comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, Rogério destaca que o grupo contribui para o desenvolvimento do município de várias maneiras, como na geração de impostos, oportunidades de trabalho e desenvolvimento profissional. “Somos beneficiados pelo que a cidade nos proporciona e também retribuímos com geração de impostos, salários, compras de insumos e serviços locais, assim como a geração de oportunidade de crescimento profissional de muitos jovens recém-formados e pessoas sem formação acadêmica”, enfatiza.
Atualmente, a Águia Sistemas gera mais de 800 empregos diretos e 500 indiretos. Considerando o grupo como um todo, são cerca de 1.500 diretos e 800 indiretos. “Temos a vantagem de estar em um local privilegiado no que se refere a mão de obra, em termos de preparo, dedicação, responsabilidade e lealdade”, aponta Scheffer, acrescentando que o grupo investe na qualificação e aperfeiçoamento contínuo de seus colaboradores, proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional.
Responsabilidade social
Além de produzir esses benefícios para a comunidade local, o Grupo Águia também participa de ações sociais e projetos comunitários. Durante mais de 30 anos, a empresa apoiou o Hospital Evangélico, hoje desativado. A companhia ainda apoia ações na Santa Casa de Ponta Grossa, no Instituto Educacional Duque de Caxias e na creche da Comunidade Martinho Lutero. Na capital do estado, o grupo também colabora diretamente em programas do Hospital Pequeno Príncipe.
Ainda em Ponta Grossa, o grupo desenvolve atividades de apoio ao esporte, patrocinando o time de vôlei da cidade na categoria infantojuvenil e juvenil, com participações em um campeonato sul-americano e três campeonatos mundiais. A empresa também realiza patrocínios pontuais para o Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC), com o objetivo para estimular a prática de futebol e o surgimento de novos atletas.
Através da Águia Florestal, o grupo é mantenedor do Buraco do Padre e apoia o turismo na região. No distrito de Itaiacoca, onde se concentra a maior parte dos trabalhadores da empresa, o grupo apoio a comunidade em vários âmbitos, desde trazer ações relacionadas a saúde até desenvolvimento profissional. Em várias épocas do ano, são levados cursos para o desenvolvimento dos moradores locais, para que tenham outras oportunidades de renda.
História de perseverança
A história de empreendedorismo do fundador do Grupo Águia, Ferdinando Scheffer, iniciou-se cedo, quando ele e os irmãos começaram a trabalhar com uma revenda de equipamentos para escritório. Em 1968, a família comprou uma fábrica de máquinas registradoras em São Paulo e, depois de dois anos, mudaram a sede para Ponta Grossa. “Já havia planos para o desenvolvimento da primeira máquina eletrônica do Brasil quando a indústria pegou fogo e foi totalmente destruída”, conta Rogério. A empresa foi reconstruída e, em seguida, eles desenvolveram o mimeógrafo à álcool, precursor da fotocopiadora e da impressora.
Em 1973, surgiu a Metalúrgica Águia, que inicialmente fabricava cofres e móveis de aço. No início dos anos 80, a empresa passou a se chamar Águia Sistemas de Armazenagem, dedicando-se a projetos de almoxarifado e autopeças para a concessionária Mercedes-Benz. Cerca de duas décadas mais tarde, a companhia começou a desenvolver sistemas de automação que permitiam a movimentação de cargas em unidades de armazenagem por meio de “joint ventures”, tornando a empresa ainda mais competitiva.
Os investimentos em tecnologia prosseguiram, e hoje a Águia Sistemas é uma empresa consolidada no mercado e reconhecida pelos serviços de automação, robotização e tecnologia de software em centros de distribuição.
De Ponta Grossa para o mundo
O Grupo Águia está empenhado em consolidar o seu posicionamento no mercado como integradora de sistemas de armazenagem, movimentação e automação. A empresa foi responsável pela implantação de muitos projetos importantes e complexos em empresas de grande porte, como Amazon, Droga Raia, Nestlé, Mercado Livre e Madero. Essas soluções têm em comum o uso de estruturas de armazenagem e transportadores produzidos pelo Grupo Águia, além da integração de outras tecnologias, tendo como suporte o seu próprio sistema operacional.
“Temos muito trabalho pela frente no sentido do aperfeiçoamento técnico de nossos profissionais, investimento em tecnologia, acordos de cooperação e transferência de tecnologias”, conclui Scheffer. Agora o grupo se prepara para um novo passo, ampliando as suas atividades de comércio exterior e levando o nome de Ponta Grossa para outras partes do mundo.