Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024

D’P Pessoas de Valor: Lojas MM

2023-10-21 às 15:14

Capitaneada pela família Pauliki, a Lojas MM tem uma relação profunda com o desenvolvimento de Ponta Grossa. Além de contribuir com a geração de empregos e arrecadação de impostos, a empresa também apoia ações sociais, ambientais, culturais e esportivas do município

Por Michelle de Geus

Há 45 anos, o Mercadão de Móveis Ponta Grossa, uma loja simples localizada próximo à rodoviária da cidade, abria as portas. A inauguração foi um sucesso e, logo nos primeiros 15 dias, a loja comercializou todo o estoque. Foi então que o fundador da empresa, Jeroslau Pauliki, decidiu vender a sua Brasília amarela e comprar um pequeno caminhão para ajudar na entrega de mercadorias. Começava aí a história da Lojas MM, que hoje está entre as 11 maiores varejistas do Brasil, sendo a maior rede de móveis e eletrodomésticos de Ponta Grossa.

“A história da cidade se confunde com a história da nossa empresa, e crescer junto a cidade é muito especial”, afirma o patriarca, lembrando que os fatores que fizeram a diferença na história da Lojas MM sempre foram a qualidade, o preço e o crédito facilitado para os ponta-grossenses. “O nosso maior desafio era vender para clientes que muitas vezes não tinham crédito em outras lojas e confiar que aquilo se transformaria em lealdade. Na prática, isso funcionou e foi o início de todo o sucesso da Lojas MM”, explica.

O fundador ressalta que um dos trunfos da Lojas MM foi ter crescido sem perder a simplicidade e a proximidade com os clientes. “Aquele carinho de quando abrimos a primeira porta, às 9h do dia 28 de fevereiro de 1978, ainda é o mesmo. Isso acontece com todas as mais de 210 portas que se abrem todos os dias para os nossos milhares de clientes”, declara.

Números

O sucesso do hoje Grupo MM também pode ser medido por números, e não só pela relação afetuosa com os clientes. Atualmente, a Lojas MM conta com mais de 2,5 mil colaboradores e atua em quatro estados – Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A rede também conta com um Centro de Distribuição e Administração (CDAM) de 100 mil m² em Ponta Grossa e “crossdocking” (sistema de distribuição) nas cidades de São José dos Pinhais, Joinville, Cambé e Cascavel. Em Ponta Grossa, a empresa é a terceira maior em valor agregado e a primeira no ramo do comércio. Apenas no município, a rede conta com dez filiais e gera mais de 600 empregos.

“Nós estamos cada vez mais ajudando a cidade a descentralizar o seu comércio através das nossas lojas em bairros mais distantes, como é o caso agora do bairro do Contorno”, destaca o CEO da Lojas MM, Marcio Pauliki, referindo-se à abertura da décima loja na cidade, localizada no Contorno Leste, em maio deste ano. Pauliki revela que a rede busca novos investimentos para a cidade e planeja a construção de um grande centro comercial em parceria com a rede de lojas de departamentos Havan, localizado na avenida Presidente Kennedy, previsto para ser concluído em até três anos. “Será um empreendimento que certamente marcará essa década na história de Ponta Grossa. Só ali pretende-se gerar mais de mil empregos, entre diretos e indiretos”, detalha.

Responsabilidade social e ambiental

Pauliki destaca que a Lojas MM também colabora para o desenvolvimento de Ponta Grossa através de sua atuação social e ambiental. O empresário cita que 100% da energia consumida pela rede é fotovoltaica e que a empresa apoia ONGs que se dedicam aos cuidados de animais de rua e silvestres. “Agora mesmo nós estamos ajudando várias entidades sociais que trabalham com apicultores, para que possam fabricar e vender o seu próprio mel. São pequenas ações que, no conjunto, acabam fazendo uma diferença muito grande para toda a nossa região”, afirma.

Pauliki menciona que o trabalho desenvolvido pelo Instituto Mundo Melhor (IMM), braço social do grupo, também colabora para que a empresa mantenha uma relação socialmente fecunda com a cidade, através de políticas públicas que impactam a comunidade local. “Nós temos centenas e centenas de exemplos de jovens que fizeram os cursos do IMM, conseguiram emprego e hoje estão casados e constituindo família. Nós não mudamos apenas a vida de uma pessoa, mas de todas as gerações que vierem depois dela”, observa, ressaltando que os cursos de capacitação do IMM já estão disponíveis em mais de 20 estados. “Ponta Grossa é um polo de novas ideias e um laboratório social. Nós fazemos aqui e, dando certo, multiplicamos para todo o Brasil”, complementa.

Inclusão social

Outra forma de cooperar com o desenvolvimento geral de Ponta Grossa é através do apoio a eventos e atividades culturais da cidade, aponta Pauliki. Além disso, o grupo também apoia maciçamente o esporte, além de ser um dos patrocinadores oficiais do Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC). “Nós entendemos que não existe uma empresa de sucesso em uma sociedade sem sucessos”, explica o CEO, lembrando que a Lojas MM apoia atletas e paratletas locais, projetos de inclusão social através do esporte e o Tubarões, equipe de basquete em cadeira de rodas. “Fazemos questão de divulgar todos esses apoios culturais, esportivos e paradesportivos justamente para motivar outras empresas a fazerem o mesmo”, afirma. “Nós temos mais de 70 empresas de lucro real e grandes indústrias multinacionais em Ponta Grossa que poderiam participar um pouco mais das questões culturais e esportivas da cidade”, opina.

Entre as dez maiores

Para o futuro, uma das metas da Lojas MM é alcançar o top 10 do varejo nacional nos próximos cinco anos, revela Pauliki. “Desde o ano passado nós estamos com investimentos em infraestrutura, em governança corporativa, em desenvolvimento de pessoas e abertura de novos canais de venda para alcançar essa meta”, detalha. O objetivo, segundo ele, é implementar estratégias inovadoras para que, quando a rede completar 50 anos de história, em 2028, consiga triplicar o faturamento, chegando a R$ 3 bilhões de receitas totais. “É um grande desafio triplicar o tamanho da nossa empresa. A história da Lojas MM e a história de Ponta Grossa se entrelaçam fortemente nesses últimos 45 anos e pretendemos continuar crescendo junto com a cidade”, conclui.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #297