Segunda-feira, 29 de Abril de 2024

D’P Pessoas de Valor: Tozetto

2023-10-25 às 14:27

Há mais de 70 anos alimentando a população de Ponta Grossa e região, os Supermercados Tozetto atuam em frentes econômicas e sociais para contribuir com o desenvolvimento e a qualidade de vida do município 

Por Edilson Kernicki

Quando Domingos Tozetto abriu, em 1951, o empreendimento que seria o embrião da maior rede de supermercados genuinamente ponta-grossense, o conceito de supermercado ainda era desconhecido no Brasil. As atividades da família supermercadista mais conhecida de Ponta Grossa iniciaram como um pequeno armazém de secos e molhados. Somente dois anos depois, em agosto de 1953, Mário Wallace Simonsen fundaria, em São Paulo (SP), o primeiro supermercado brasileiro: o Sirva-se. Inspirado em modelos americanos, o supermercado trazia amplos empórios onde o cliente compraria de tudo em uma única visita: de gêneros alimentícios a verduras frescas, panelas ou artigos para limpeza.

Vinte e dois anos depois, em 1973, os filhos de Domingos, Sérgio e Cyro, transformaram o antigo armazém da vila Estrela em supermercado. Concorrentes do mesmo segmento já começavam a despontar na região central, mas nenhum com a longevidade do Tozetto. Um tempo depois, em 1986, quando o formato supermercado já estava mais do que estabelecido no cotidiano, a loja da vila Estrela recebeu ampliações e passou a contar com 7,8 mil metros quadrados de área construída e 2,2 mil de área de vendas.

Expansão

Ao longo dos oito anos seguintes, iniciou-se a expansão da rede, com a primeira filial, inaugurada no Jardim Carvalho. Com 15 mil metros quadrados de área construída e 4 mil de área de vendas, o espaço trazia, como novidade para os supermercados locais, as lojas anexas e uma lanchonete com praça de alimentação. O entorno do bairro, puramente residencial até então, atraiu o interesse de outros empreendedores. “Exercemos um grande impacto, não apenas na valorização da região onde atuamos, mas também na qualidade de vida dos moradores que moram perto de cada uma das nossas lojas”, avalia o diretor Cesar Moro Tozetto, filho de Cyro, falecido em 2014.

Na década seguinte, o Tozetto inaugurou mais duas unidades estrategicamente posicionadas nos bairros mais populosos e em desenvolvimento. Oficinas ganhou uma filial em 2003, também com 15 mil metros quadrados de área construída, mas com 4,5 mil de área de vendas. E, em abril de 2009, a rede inaugurou a unidade Uvaranas, com 20 mil metros quadrados, sendo 4 mil de área de vendas. Por fim, a quinta loja em Ponta Grossa, localizada no Nova Rússia, foi aberta em 2014, com 19.332 metros quadrados de área construída e 3.676 metros quadrados de área de vendas.

Em setembro deste ano, a rede ainda inaugurou a sua primeira filial fora de Ponta Grossa: uma loja no município vizinho de Castro, que gera mais de 300 empregos diretos.

O Tozetto já era bastante lembrado pela sua seção de importados quando, em 2021, firmou parceria com a Daiso Japan, com lojas integradas à área de vendas de quatro dos cinco supermercados da rede (Uvaranas, Oficinas, Nova Rússia e Jardim Carvalho). Nesses setores, são vendidos produtos de origem nipônica que impressionam pela qualidade, originalidade e preço.

Missão e revitalização

Empregando mais de 1,5 mil funcionários em suas cinco unidades, a rede afirma que tem como missão suprir os desejos e necessidades de seu público consumidor, tanto pela variedade de produtos quanto pelos preços competitivos. A agilidade de seu sistema próprio de entregas é um dos diferenciais que acabou ditando regra na concorrência.

Ainda este ano, a rede iniciou um processo de revitalização de suas lojas, a partir da matriz, com a aplicação de uma nova identidade visual, melhorias na estrutura, troca de gôndolas e implantação de novo layout. As demais unidades também serão repaginadas a fim de se adaptar ao novo conceito.

Duplo desenvolvimento

Na visão de Cesar, o desenvolvimento de Ponta Grossa é uma via de mão dupla para a rede, com os Supermercados Tozetto contribuindo como geradores de empregos e tributos. “Contamos com aproximadamente quinhentos fornecedores nos Campos Gerais. O desenvolvimento da cidade proporciona a nossa expansão”, analisa o empresário.

Para além dos aspectos comerciais, a rede investe em responsabilidade social e estabelece uma forte relação com a comunidade local ao apoiar e patrocinar, todos os anos, dezenas de projetos sociais. Junto a isso, a rede se destaca entre as empresas que contribuem com o maior número de projetos certificados pelo programa Selo Social, da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Perfil

Nascido em 7 de dezembro de 1965, Cesar Moro Tozetto é casado com Giana Malucelli Tozetto e pai de Raul e Juliana. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), tem MBA em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pós-graduação em Gestão Estratégica de Varejo pela Fundação Instituto de Administração, da Universidade Estadual de São Paulo (FIA/USP).

Atual presidente do Sindicato dos Supermercados dos Campos Gerais, Tozetto também já presidiu a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), de 2012 a 2015. No Conselho Diretor da APRAS 2023-2025, é vice-presidente jurídico. Foi membro do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) de Ponta Grossa de 1993 a 1997, e vice-presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) de 1994 a 2006.

O empresário diversificou os negócios e hoje, além dos Supermercados Tozetto, onde trabalha há mais de 40 anos, é também sócio e diretor no ramo de empreendimentos imobiliários. Através da Patrimonial Empreendimentos Imobiliários e da Malucelli Tozetto Empreendimentos, atende desde beneficiados por programas habitacionais como Minha Casa, Minha Vida até imóveis em condomínios fechados de alto padrão.

Em maio deste ano, recebeu da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) o título de Cidadão Benemérito do Paraná.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #297