Sábado, 04 de Maio de 2024

Mente & Corpo D’P: Dr. Salva – Atendimento na palma da mão

2023-09-27 às 11:02

Com planos acessíveis, a Dr. Salva oferece serviços especializados de ambulância e UTI Móvel, telemedicina de urgência e emergência, e transferências entre hospitais. Primando pela agilidade, segurança e eficácia, a companhia também presta serviços de cobertura médica para empresas, escolas, condomínios e eventos

por Michelle de Geus

A Dr. Salva Emergências Médicas inaugura em Ponta Grossa um novo conceito em saúde. Com equipes especializadas em atendimentos de emergência e equipamentos de última geração, na Dr. Salva são os profissionais de saúde que vão até o paciente, onde ele estiver. Através de planos acessíveis, a empresa oferece serviços de pronto atendimento médico on-line e móvel 24 horas por dia, além de cobertura de eventos, condomínios, empresas e escolas, e remoção de pacientes de um hospital para outro na mesma cidade ou entre cidades. Um dos principais objetivos da Dr. Salva é tornar-se um complemento à saúde de Ponta Grossa, oferecendo atendimento médico com agilidade, segurança e humanidade.

“Nós oferecemos acesso a um atendimento de urgência e emergência com valores acessíveis a todos, mas com muita qualidade técnica e humanização”, explica o médico Rafael Vieira de Castro, presidente da Dr. Salva. Ele comenta que, embora os idealizadores da Dr. Salva sejam de Curitiba, a empresa foi instalada em Ponta Grossa por conta das oportunidades que o município oferece. “Vimos aqui um grande potencial de crescimento, tanto para a empresa quanto para a cidade. Ponta Grossa tem uma grande quantia de indústrias, para as quais o nosso produto se encaixa perfeitamente”, acrescenta.

Pronto-socorro on-line

A Dr. Salva oferece suporte médico em qualquer horário, sem a necessidade de agendamento, através do serviço de Pronto Atendimento On-line, em que profissionais de saúde atendem a diversas emergências médicas a distância. O médico Nikolas Alexandre Vieira de Casto, vice-presidente e diretor financeiro da empresa, explica que o serviço funciona como um pronto-socorro online, disponível a qualquer hora do dia ou da noite. “Isso traz como benefícios a facilidade e a agilidade no acesso à assistência médica, além de proporcionar conforto e segurança, pois o paciente pode ser atendido de qualquer lugar”, assinala. “Esse serviço complementa o atendimento nos consultórios ao desafogar a demanda por consultas presenciais e permitir o atendimento em horários não convencionais”, acrescenta.

O Pronto Atendimento On-line da Dr. Salva conta com uma equipe diversificada de profissionais médicos, incluindo especialistas como cirurgiões gerais, cardiologistas, e médicos emergencistas e intensivistas. “No entanto, todos atuam como clínicos gerais, proporcionando uma abordagem generalista e eficaz ao atendimento de diversas condições médicas”, ressalta Nikolas. “Isso não apenas aproveita a experiência deles nas suas respectivas especialidades, mas também garante uma assistência médica abrangente e eficaz a distância”, acrescenta. Além da equipe qualificada e treinada para o atendimento a distância, a empresa utiliza uma plataforma de telemedicina com alta segurança de dados para garantir a efetividade e a segurança do serviço on-line.

Atendimento pré-hospitalar

Outro destaque da Dr. Salva fica por conta do Atendimento Pré-Hospitalar, também disponível 24 horas por dia e sete dias por semana. “O paciente pode acionar os nossos serviços em todos aqueles casos em que buscaria um pronto-socorro, como diarreia, vômitos, quedas, fraturas, dor torácica compatível com infarto”, enumera a enfermeira Karina Cordeiro, diretora operacional da empresa. “Dando um exemplo prático: uma pessoa que está sofrendo de diarreia aciona o nosso serviço de Pronto Atendimento On-line e, se o médico julgar importante, uma de nossas ambulâncias se desloca até local para que o paciente seja reidratado”, detalha.

Karina explica que o serviço obedece a uma triagem que segue a classificação de risco Manchester, que categoriza o caso do paciente através das cores vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. “É o médico quem tem a expertise para definir os casos em que há necessidade de deslocamento da ambulância ou se é possível resolver via telemedicina”, aponta, mencionando que, sempre que o paciente precisar de exames complementares, cirurgias ou internamento, ele será devidamente encaminhado a um hospital. “Um tempo atrás, atendemos uma criança que fazia hipismo e sofreu uma queda. Fomos até a hípica, prestamos o primeiro atendimento e a levamos ao hospital que atendia o convênio da família”, exemplifica.

Tempo é vida

De acordo com Karina, nos casos em que há cooperação dos motoristas no trânsito, o tempo médio de resposta da Dr. Salva para chegar à casa de um paciente é de dez a 15 minutos. “Tempo é vida. Sempre pedimos que os motoristas dirijam com som em volume baixo para que ouçam os alertas e nos deem passagem, pois pode ser que estejamos indo ao encontro de uma família em aflição”, orienta, ressaltando que a importância da agilidade ficou bem clara nestes dois meses de atuação da Dr. Salva em Ponta Grossa. “Nós atendemos a um adulto de 46 anos, ativo, atleta, que teve uma parada cardiorrespiratória, e, em razão da demora em receber o atendimento por outro serviço de saúde, ele ficou acamado. Foi um caso marcante e despertou em nossa equipe o desejo ainda maior de sermos mais efetivos no tempo-resposta”, relata.

Para garantir que o serviço prestado no Atendimento Pré-Hospitalar seja eficaz e seguro, a Dr. Salva recorre a práticas seguras e bem estabelecidas, explica Karina. “Utilizamos de forma muito responsável todos os protocolos estabelecidos pelas agências de saúde, exigindo os cursos e certificados de nossos colaboradores e contando com o feedback de nossos clientes sempre que fizerem uso de nossos serviços. Os clientes sempre serão o nosso termômetro”, assinala, ressaltando que a empresa também emprega metas e indicadores por meio dos quais é possível avaliar, mensurar e fazer gestão dos serviços e colaboradores.

Ambulâncias

Como parte de seu objetivo de oferecer um serviço efetivo, ágil e seguro, a Dr. Salva conta com veículos dotados de equipamentos de última geração. Atualmente, a empresa disponibiliza três ambulâncias para atendimentos de urgência e emergência, mas já prevê a expansão da frota no decorrer deste ano e do próximo. Duas delas são ambulâncias básicas, compostas por um condutor socorrista e um técnico de enfermagem capacitados para qualquer tipo de ocorrência, até mesmo uma parada cardíaca. O veículo é abastecido com medicamentos simples, insumos e um desfibrilador automático. Já a outra unidade é uma ambulância avançada, também chamada de UTI móvel, composta por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro, e equipada com respiradores, monitores e materiais para pequenos procedimentos cirúrgicos e entubação, sendo empregada em casos mais graves.

Para condomínios, empresas e escolas

Para proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável aos clientes, a Dr. Salva oferece ainda o plano Área Protegida, serviço único e inovador destinado a áreas privadas coletivas, como condomínios, escolas e empresas. Entre os principais recursos, está o Pronto Socorro On-line, que oferece atendimento médico de qualidade a qualquer hora e em qualquer lugar para colaboradores e clientes. “Isso garante que os colaboradores possam receber cuidados médicos de emergência, enquanto minimiza o tempo de trabalho perdido por visitas a unidades de saúde”, observa Nikolas. Se a situação é grave e requer atendimento presencial, a Dr. Salva dispõe de ambulâncias de prontidão para proporcionar uma assistência rápida e eficaz.

O médico reforça que o serviço de Área Protegida ajuda a minimizar o tempo de inatividade relacionado a questões de saúde, melhorando a produtividade e a eficiência das equipes dentro das empresas. “Garantir atendimento médico imediato na própria empresa evita que os colaboradores precisam se ausentar do trabalho. Outro benefício é que tratar prontamente condições de saúde no início evita que elas se agravem e causem ausências prolongadas”, acrescenta. Além disso, Nikolas observa que, quando um empresário investe na saúde e bem-estar de sua equipe, transmite uma mensagem clara de que valoriza os colaboradores, gerando um impacto positivo na retenção de talentos e também funcionando como uma estratégia eficaz para ter uma equipe mais produtiva, para melhorar a operação empresarial e para solidificar a reputação da empresa.

Além do serviço para condomínios, empresas e escolas, a Dr. Salva também oferece cobertura médica para eventos, colocando equipes qualificadas, equipamentos de última geração e todos os insumos e medicamentos necessários para garantir o bem-estar de todos os participantes da festividade.

Remoção de pacientes

A Dr. Salva oferece ainda o serviço de remoção de pacientes, que consiste em transferir um paciente de um hospital para outro na mesma cidade ou entre cidades diferentes. O serviço pode ser contratado à parte, não sendo necessário ser cliente da empresa para acioná-lo. O hospital onde o paciente está internado entra em contato com a central de regulação da Dr. Salva, passa o caso e solicita o transporte interhospitalar. A empresa, então, confirma se essa vaga realmente está garantida no outro serviço e, em caso positivo, negocia com os dois hospitais o melhor horário e busca o paciente.

Satisfação e admiração

Em operação na cidade há cerca de dois meses, a empresa já tem recebido um retorno positivo dos pacientes, que garantem ter sentido diferença na qualidade do atendimento. “Temos muitos depoimentos de pessoas que foram atendidas pelos nossos serviços, e a reação é de satisfação e admiração. Admiração porque, além da qualidade técnica e do atendimento humanizado, a maioria não imaginava que o seu problema pudesse ser resolvido sem precisar sair de casa”, relata Rafael, destacando que 83% dos atendimentos de urgência e emergência podem ser resolvidos apenas com uma consulta simples via telemedicina e um receituário médico. Quando isso não é suficiente, uma ambulância se desloca até o paciente para dar todo o suporte médico necessário. “O que fazemos é diferente de qualquer produto no mercado, e quando os pacientes percebem isso, eles dizem que gostariam de ter conhecido os nossos serviços antes”, conclui.

BENEFÍCIOS DOS PLANOS PESSOAIS E EMPRESARIAIS DA DR. SALVA
* Atendimento médico 24h por dia, sete dias por semana, on-line ou presencial
* Equipe médica altamente qualificada e especializada em pronto atendimento
* Sem deslocamento, filas de espera e riscos de ambientes hospitalares
* Consultas com envio de atestado médico e receita médica on-line
* Comodidade e privacidade; o cliente pode ser atendido de onde estiver
* UTI móvel composta por médico, enfermeiro e condutor socorrista
* Menor tempo de chegada, assim evitando risco de vida para o paciente
* Maior proteção para colaboradores e clientes em áreas empresariais e industriais

CONHEÇA A EQUIPE DR. SALVA

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #296