Sábado, 04 de Maio de 2024

Personalidade D’P: Romulo Cury – A alma da festa

2023-08-21 às 16:23

Conhecido por ser perfeccionista, exigente e antenado, o ‘party designer’ Romulo Cury se tornou sinônimo de bons eventos em Ponta Grossa e região. Com quase 20 anos de experiência nesse segmento, ele é o queridinho das grandes marcas

por Edilson Kernicki

“Um bom evento é como uma orquestra: todos sabem o seu lugar, a sua hora de tocar, e que a harmonia se faz quando todos estão em sintonia e sinergia”, resume o party designer Romulo Cury, o maestro que rege a marca que leva o seu nome. Com quase duas décadas de experiência no segmento, Romulo assina, com sofisticação e personalidade, eventos privados e corporativos, independente do público ou do número de convidados, e já atendeu a marcas famosas como Heineken, Madero, BO Packaging, Ramada Encore, Luz da Lua, Vibe Clothing, Yara Fertilizantes, Núcleo de Decoração de Ponta Grossa, entre outras, entre outras.

O repertório de um know-how cultivado em quase duas décadas de eventos sociais deu a Romulo a responsabilidade de organizar o tão aguardado baile em comemoração aos 200 anos de Ponta Grossa, que ocorrerá no próximo mês de setembro e que promete ser marcante. “Esse desafio me motiva a pensar em uma conexão do passado, presente e projeção do futuro, com muita inovação e carinho pela cidade que me propicia crescer e evoluir”, aponta.

Presença crucial

As funções do party designer e do cerimonialista são diferentes, mas complementares. Romulo explica que cabe ao party designer se aprofundar na singularidade de um evento e conferir a ele uma identidade própria. “O maior desafio é captar a essência do cliente e se reciclar para atender a todos os tipos de público. O profissional atua com momentos inesquecíveis na vida das pessoas, então elas precisam ser atendidas exatamente como sonham. Em seus diferentes estilos e vontades”, define.

Mais do que meramente aglutinar fornecedores, o party designer aplica a sua sensibilidade na projeção de um evento. Compete a ele “desenhá-lo” e conectar todos os pontos que servem de apoio aos cerimoniais e demais profissionais que executam o projeto. A sua presença nos bastidores é crucial em uma festa, pois ele precisa ter um olhar apurado para aplicar o investimento do cliente com inteligência, a fim de valorizar a mensagem que o evento pretende comunicar.

Entre as centenas de festas que contam com a sua assinatura, Romulo tem dificuldade em definir a mais marcante, seja um aniversário, um evento corporativo ou inauguração. Com um portfólio tão amplo, escolher apenas um evento seria limitar, pois são detalhes como as cores, o convite, o mobiliário, a decoração, a gastronomia, a atração que criam essa exclusividade. “Tudo se conecta, deve conversar, ter um fio condutor com início, meio e fim. Posso dizer que o meu próximo evento é sempre um desafio. Afinal, não quero repetir, e me cobro sempre para oferecer a melhor experiência”, justifica.

Memórias inesquecíveis

Romulo destaca que a preparação de um bom evento exige de três a seis meses de antecedência e pode levar até mais tempo, pois ele procura refletir sobre os anseios do contratante e sempre inovar. Além disso, um bom projeto depende que o profissional compreenda o objetivo da festividade, para quem ela se destina, qual é o orçamento disponível e como usá-lo para criar algo marcante e único. “O céu é o limite quando se deseja construir um evento inesquecível. Sempre digo que o saldo da vida é das boas experiências vividas. E criar uma atmosfera que torne as memórias inesquecíveis é o meu maior objetivo ao organizar um evento”, ressalta.

Selecionar os convidados costuma ser o passo inicial. Enviar os convites – físicos ou digitais – já conta algo sobre a festividade. Detalhes que podem passar despercebidos aos convidados fazem a diferença em uma festa bem planejada, desde a cor usada no convite até o arranjo de mesa ou o mobiliário. Romulo frisa que a tecnologia permite personalizar ainda mais os eventos, através de experiências sensoriais, visuais e gustativas, que marcam a lembrança de uma pessoa ou de um momento. Se o convidado fica impressionado, ele se torna um potencial cliente. “Um evento especial é aquele do qual o convidado não quer ir embora, para viver um pouco mais daquela experiência. Sabe aquele gostinho de quero mais? É isso que um party designer deixa ao final de uma festa. O ‘boca a boca’, seja pessoal ou virtual, amplia ainda mais essa história”, afirma.

Todas as variáveis

Ter jogo de cintura para lidar rapidamente com os imprevistos, e uma rede de fornecedores de qualidade e segurança, são os segredos para evitar apuros no “durante”, comenta o party designer. “Eu evito trabalhar com equipes sobre as quais eu tenho pouca referência. Mesmo buscando ser inovador, é importante confiar no parceiro para que esse ‘sofrimento’ de última hora seja ajustado. Já vivi inúmeras situações desafiadoras, que ficaram exclusivas aos prestadores de serviço e que foram rapidamente ajustadas, sem prejuízo ao evento”, aponta.

“Sempre busco, ao montar o projeto, já fazer uma análise bastante crítica para garantir que não sejamos pegos desprevenidos. Um bom party designer trabalha com todas as variáveis de prós e contras muito antes da execução do evento”, acrescenta.

No pós-evento

O trabalho de Romulo prossegue quando a festividade acaba, com a prestação de contas e a entrega de material pós-evento, que pode envolver agradecimento individual aos presentes. Segundo ele, o “pós” é tão importante quanto o evento em si, pois é esse saldo que gera memórias afetivas, bons negócios e experiência de marca. “Fazer um evento, muitos fazem. Pensar nele como experiência é outra coisa”, salienta.

Minha vida

Sempre elogiado como anfitrião, Romulo profissionalizou o que já executava com maestria. A família Cury o ensinou a gostar de confraternizações, despertando nele o interesse por eventos, a fim de buscar referências para que esses momentos se tornassem especiais e marcantes. O colunismo social lapidou o seu olhar para o que funciona ou não, o que é de bom gosto e como uma festa funciona em sua totalidade. “Foi uma transição natural até eu perceber que poderia e deveria oferecer isso como uma oportunidade profissional”, diz.

Romulo começou elaborando os próprios aniversários e emprestou a sua expertise a essas festividades, levando amigos e clientes da coluna a pedirem para que ele produzisse os seus eventos. Desde então, ele vem ampliando um portfólio de aniversários, casamentos, eventos corporativos e afins. “Fazer evento é a minha vida. É um pouco de mim que eu entrego em cada projeto que realizo”, conclui.

Conteúdo publicado originalmente na Revista D’Ponta #296