{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Saúde

Anvisa aprova novas regras para cultivo de cannabis medicinal no Brasil

Nova resolução autoriza produção por empresas, universidades e associações, com foco em medicamentos, pesquisa científica e controle rigoroso do processo

há 2 horas

Amanda Martins

Anvisa aprova novas regras para cultivo de cannabis medicinal no Brasil
Foto: Pramote Polyamate/Getty Images
Publicidade

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira (28), uma nova resolução que estabelece regras para o cultivo da cannabis medicinal no Brasil. A decisão não autoriza o plantio para uso recreativo e se restringe a atividades com fins medicinais, científicos e farmacológicos.

Segundo o Metrópoles, a mudança atende a uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que, em 2024, solicitou à Anvisa a regulamentação do cultivo da planta para a produção de medicamentos e pesquisas na área da saúde. A partir da nova norma, apenas pessoas jurídicas poderão realizar o cultivo, desde que obtenham autorização sanitária específica.

De acordo com a resolução, o plantio será limitado a plantas com até 0,3% de THC, substância associada aos efeitos psicoativos da cannabis. Todo o processo produtivo deverá ser monitorado, desde o cultivo até o produto final, com exigência de rastreabilidade e análises laboratoriais para garantir o controle sanitário.

A produção será permitida exclusivamente para finalidades definidas, como a fabricação de medicamentos, o desenvolvimento de pesquisas científicas e o atendimento a associações de pacientes sem fins lucrativos. A Anvisa reforçou que a nova regra não altera a proibição do uso recreativo da cannabis no país.

A resolução deve ser publicada nos próximos dias e terá validade inicial de seis meses. Segundo a Anvisa, a expectativa é ampliar o acesso de pacientes a tratamentos à base de cannabis, estimular a pesquisa científica nacional e reduzir a dependência de produtos importados.

Compartilhe:

Leia também

Nipah: entenda o vírus que preocupa autoridades e acende alerta na ÁsiaCom o risco de disseminação, países vizinhos como Tailândia, Nepal e Taiwan reforçaram as medidas de vigilância sanitária em aeroportos
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia