Atleta ponta-grossense de apenas seis anos se destaca em torneios de xadrez | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Atleta ponta-grossense de apenas seis anos se destaca em torneios de xadrez

2023-03-03 às 16:33

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (3), a empresária Amanda Riquerme contou a história do filho Valentim Enrico, de apenas seis anos de idade, que vem se destacando em campeonatos de xadrez.

Tudo começou como brincadeira quando, aos cinco anos, o pai de Valentim apresentou o esporte ao menino. “Ele sempre foi mais introspectivo, nunca foi de jogar futebol, sempre gostou de brincadeiras mais ‘concentradas’. Meu marido também sempre gostou de jogos de tabuleiro e começou a brincar com ele. Aí o Valentim gostou de xadrez e o pai começou a ensinar como uma forma lúdica, ensinando sobre cada peça. Com cinco anos começamos a levar ele no shopping quando teve torneios, e no primeiro torneio que era até 12 anos, ficou em oitavo lugar. Ficar entre os 10 no primeiro torneio, a gente percebeu que ele tinha algo diferente”, conta a mãe.

No ano passado ele ficou em 7º lugar no Campeonato Brasileiro e no início de 2023 participou do torneio escolar em Florianópolis, no qual conquistou o 3º lugar. Para este ano, Valentim foi convidado a participar do torneio internacional na Republica Dominicana, para representar a cidade e o país na categoria sub-8. “Em 2023 temos campeonatos em Manaus, Minas Gerais e na Republica Dominicana, mas neste último só vamos se conseguirmos patrocinadores, porque conseguimos a passagem de voo apenas para o Valetim, mas não tem como ele ir sozinho sem o pai e a mãe”, afirma Amanda.

A falta de incentivo financeiro também é uma dificuldade para os pais. “Quando se fala em apoio, é uma luta para conseguir. Eu pedi a bandeira da nossa cidade para várias pessoas e não consegui, tive que comprar. Ele via as outras pessoas levando a bandeira e ele queria também. E hoje a gente leva com orgulho, porque é um orgulho representar a nossa cidade, independente se tem apoio ou não”, completa.

Acompanhe o Instagram de Valetim: @valentim_enrico

Confira a entrevista completa:

Todo Mundo É Notícia!

por Todo Mundo É Notícia!

Aqui no D'Ponta News a sua conquista pode virar notícia! Envie sua história para o e-mail que você pode ser o personagem principal da nossa próxima história! Aqui, Todo Mundo É Notícia!