Atleta representa Ponta Grossa no Campeonato Brasileiro de Karatê | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Atleta representa Ponta Grossa no Campeonato Brasileiro de Karatê

2023-03-23 às 16:57

O jovem atleta Eduardo dos Santos Sobrinho, de 15 anos, está representando Ponta Grossa no Campeonato Brasileiro de Karatê. No último final de semana, Eduardo participou da seletiva para a seleção e do Brasileiro, em Joinville (SC)

Eduardo obteve o 1° lugar no ‘kumitê’ e 3° lugar no ‘kata’ no Brasileiro e, nas competições para ingressar na Seleção Brasileira de Karatê (CBK), conquistou a 2ª colocação nas duas categorias, mas acabou ficando de reserva. “Apesar de não ter conseguido me classificar para a seleção Brasileira, me sinto contente por meus resultados na primeira do ano”, escreveu Eduardo nas redes sociais.

Inspiração vem da família

A história de Eduardo com o karatê iniciou quando ele tinha apenas 4 anos, segundo conta a mãe, Paola dos Santos Borges. “O pai dele, o Sandro, treina há mais de 20 anos, e com 4 anos, o Eduardo começou a treinar também, com muita dedicação e um ótimo desempenho, começou a participar dos treinos de alto rendimento, conquistando sua vaga na Seleção Paranaense de Karatê”, diz.

A partir de 2019, quando o atleta já era campeão paranaense na sua categoria, começou a participar dos campeonatos das fases classificatórias para a final do Campeonato Brasileiro, onde competem os melhores atletas do Brasil.

Campeonato Brasileiro

A fase final do Brasileiro ocorrerá entre os dias 13 e 19 de novembro de 2023, porém o local ainda não foi definido. Se tiver em Ponta Grossa, ou até mesmo no Paraná, empresários que queiram divulgar sua marca no Brasil inteiro, junte-se a mim em uma parceria, peço que entrem em contato conosco, pois quem corre atrás e banca as custas das viagens são os meus pais. Sou Atleta Prata da Casa de Ponta Grossa, que já ajuda nas despesas, mas tem lugares que precisamos ir de avião, onde os valores dobram, além dos equipamentos que precisamos adquirir”, diz Eduardo.

Para acompanhar o atleta, acesse o Instagram: @dudu.karate

Principais competições

Entre as principais competições já disputadas por Eduardo Sobrinho estão:

  • 2018: Com apenas 9 anos, Eduardo participou dos Campeonatos Paranaenses. Conquistou o 1° lugar em nas duas fases e na final  Então começou as viagens com outros atletas da Seleção Paranaense, e o técnico Anderson Garret, para participar de Campeonatos Brasileiros em todo o Brasil;
  • 2019: Além dos Campeonatos Paranaenses, viajou para Brasília e se classificou para a Final do Campeonato Brasileiro que ocorreu em Uberlândia (MG) ficando em 3° lugar;
  • 2020: Com a pandemia e tudo ocorrendo on-line, continuaram as competições de ‘kata’. Os treinos nunca pararam, Eduardo treinava no dojo (academia) e em casa. Nos Campeonatos Paranaenses se consagrou campeão em sua categoria e no Evento Escolar da FDEPR modalidade Karatê – Kata participou pelo Colégio Integração, onde estuda, e também ficou em 1° lugar;
  • 2021: Eduardo iniciou suas competições, ainda online, com a Copa de Karatê Internacional do Peru, onde ficou em 3° lugar. Depois vieram as três fases dos Paranaenses, e ficou em 1° lugar em todas. No Evento Escolar da FDEPR modalidade Karatê – Kata, pelo Colégio Integração, ficou em 1° lugar. Depois a II Copa Bicentenário de Karatê Virtual Internacional, no Peru (online), ficou em 1° lugar. Com todos os cuidados começaram as competições presenciais novamente: 67° Jogos Escolares do Paraná – Colégio Integração ficou em 1° lugar e conquistou a vaga para o JEB’S, que ocorreu no Rio de Janeiro (RJ), na vila Olímpica, onde ficou em 8º Lugar Kata, dentre 21 atletas de todo o Brasil.
  • 2022: Entre os Circuitos Municipais, Paranaenses e 68°Jogos Escolares do Paraná, sua classificação em todos foi o 1° lugar. Em Londrina (PR), na fase classificatória do Brasileiro ficou em 1º Lugar Kumitê, se classificando para a fase final do Brasileiro em São Paulo (SP), ficou no 7º Lugar Kumitê, entre 14 atletas finalistas, já no Rio de Janeiro (RJ), na vila Olímpica, participou do JEB’s e ficou em 1º Lugar Kata.
  • 2023: Entre os dias 15 a 19/03 esteve em Joinville (SC) participando da Seletiva e do Brasileiro.

Todo Mundo É Notícia!

por Todo Mundo É Notícia!

Aqui no D'Ponta News a sua conquista pode virar notícia! Envie sua história para o e-mail que você pode ser o personagem principal da nossa próxima história! Aqui, Todo Mundo É Notícia!