Tênis de mesa: Atleta de PG, Laura Souza representa a região em competições estaduais e até internacionais | D'Ponta News - Notícias do Paraná - Jornalismo sério para leitores exigentes!
Quinta-feira, 29 de Fevereiro de 2024

Tênis de mesa: Atleta de PG, Laura Souza representa a região em competições estaduais e até internacionais

2023-03-03 às 16:09

Em entrevista ao programa Manhã Total, apresentado por João Barbiero, na Rádio Lagoa Dourada FM (105,9 para Ponta Grossa e região e 90,9 para Telêmaco Borba), nesta sexta-feira (3), a atleta Laura Helena Souza, de 13 anos, contou sobre a sua trajetória no esporte representando o Paraná e o Brasil em importantes competições.

Laura, que já foi enxadrista, conta que a paixão pelo tênis de mesa foi despertada há três anos, quando conheceu o então técnico da seleção brasileira feminina de tênis de mesa, Hugo Hoyama. “Acendeu a chama dos meus olhos, porque era tudo muito bonito e eu queria ser aluna dele. Foi aí que tudo começou e eu comecei a treinar firme para conseguir uma seleção”, relembra.

Desde então, Laura vem se destacando no cenário do esporte. Em 2022 conquistou o 5º lugar no Pan-Americano por equipes e campeã brasileira na categoria absoluto individual. “Ela representa muitas outras Lauras, que de repente tem essa mesma capacidade, dom e não tem a oportunidade. O esporte no Brasil é difícil, é muito complexo, falta essa valorização de entender a importância que o esporte tem na vida da criança e adolescente e adulto. A Laura começou no ping pong e a primeira competição foi em dezembro de 2020, ela jogou o primeiro brasileiro no Rio de Janeiro, era pandemia ainda”, conta a mãe da atleta, Laiza Souza.

Laura também conta como é conciliar os treinos com estudo e vida social. “Vou ser bem sincera, porque às vezes é um pouco complicado, porque bate a pressão física, dói uma parte do corpo, mas tem que ir pra aula. Eu tenho orgulho em falar que eu sou uma atleta, e eu busco o máximo rendimento no meu esporte, busco destaque também e sou uma boa aluna na escola. Minha menor nota em matemática, que é uma das disciplinas essenciais, foi 9. Meus principais amigos estão no tênis de mesa, porque são os que eu mais convivo. Também na minha igreja Renovo, tem os encontros todo sábado”, diz.

A mãe completa. “Me preocupo muito com a saúde mental, justamente por ela ser adolescente. É um desafio enorme para os pais, é um mundo totalmente competitivo. A gente cuida muito”, conclui. Confira a galeria de fotos da atleta ao final da matéria.

Incentivo

Uma das maiores dificuldades da carreira esportiva é a falta de incentivo, conforme relata Laiza Souza. “Estamos há dois anos batalhando em Ponta Grossa, para ter esse apoio através do ‘Prata da Casa’, existe uma lei do esporte que incentiva o esporte, mas temos muita dificuldade. A gente ainda não tem certeza, mas esse ano recebemos o convite para ir na Secretaria de Esportes e foi anunciado que ela seria a Prata da Casa, a gente só não sabe o valor mensal que vai vir pra ela, nem quantas parcelas, mas gostaria de enaltecer porque faz dois anos que a gente corre muito para que isso seja possível e esse ano eles nos deram essa oportunidade”, conta a mãe.

Quem quiser ajudar a atleta com patrocínio, pode entrar em contato por meio do Instagram: @laurasouzatm

Confira a entrevista na íntegra: 

Todo Mundo É Notícia!

por Todo Mundo É Notícia!

Aqui no D'Ponta News a sua conquista pode virar notícia! Envie sua história para o e-mail que você pode ser o personagem principal da nossa próxima história! Aqui, Todo Mundo É Notícia!