há um ano
Redação

Confira a descrição dos rótulos degustados:
Thera Auguri Blanc de Blancs Extra Brut
Elaborado pelo método tradicional Champenoise, este é um espumante varietal feito com 100% de uva Chardonnay. Apresenta coloração amarelo palha médio, no nariz, revelam-se aromas cítricos com nuances de flores brancas e muitas notas de pão fresco, brioche, maçã desidratada, além de nozes, avelã e amêndoas. Em boca, apresenta acidez equilibrada, uma intensa sensação crispy e muita persistência. Um espumante que é sinônimo de elegância e sofisticação. Harmoniza com ceviche de frutos do mar, carpaccio de polvo, lagosta, ostra defumada, paella, cogumelos recheados, massa ou risotos com gorgonzola e nozes.
Thera Sauvignon Blanc
Um vinho de intenso frescor, suculência e com final persistente que acaricia o paladar. De coloração amarelo esverdeado, no olfato, destacam-se notas de fisális, frutas cítricas e nuances de ervas frescas como arruda, alecrim, tomilho e capim santo. Um toque mineral, típico dos vinhos da região serrana de Santa Catarina, acrescenta complexidade e elegância aos aromas. Em boca a sensação é de frescor intenso, suculência e um final persistente que acaricia o paladar. Simplesmente um vinho singular, que reflete de maneira fiel o respeito ao terroir catarinense. Harmoniza com queijos brancos macios, massas ao pesto ou vôngole, peixes brancos com molhos cítricos, ceviches, mariscos ao vinagrete, vieira, comida japonesa fria, risotos de alho poró ou aspargos.
Thera Rosé
Este rosé é a máxima expressão da elegância, presente em aromas, sabores e frescor. Elaborado com 65% Merlot, 25% Cabernet Franc e 10% Syrah. Coloração rose acobreado, no olfato, destacam-se notas de pêssego e de pequenos frutos vermelhos, como framboesa, cereja, morango e pitanga, além de um delicado toque floral. Em boca, apresenta muita tropicalidade, acidez equilibrada, frescor agradável e boa persistência. É um vinho fácil de beber, muito gastronômico e um verdadeiro coringa nas harmonizações. Harmoniza com camarão à milanesa, camarão na moranga, sushi e sashimi, anéis de lula, ragu de feijão branco e embutidos como mortadela e presunto curado. Também acompanha salada caprese, pizza marguerita ou lombinho defumado.
Thera Madai
Primeiro tinto da Vinícola Thera, agora em um novo corte, o Madai é um vinho de presença. No nariz, destaque para notas de frutos do bosque maduros. A presença da Cabernet Franc é bastante acentuada com aromas de cereja negra e cassis. O equilíbrio é perfeitamente alcançado com Merlot e suas notas de mirtilo e groselha. Esta variedade também aporta acidez, notadamente presente na boca. No nariz ainda é possível perceber de forma discreta a presença de madeira, com nuances de tabaco, couro e cravo. A composição aromática é complementada pelas notas da intensa Syrah, que acentua o aroma de frutas negras maduras, como a ameixa, e adiciona um toque de pimenta negra e noz moscada. A Syrah também tem participação importante da coloração púrpura bastante viva e na percepção intensa e persistente em boca com taninos bem encorpados.
Thera Montepulciano
Elaborado com 100 % Montepulciano, com coloração rubi brilhante, no olfato, destacam-se notas de cereja fresca, ameixa, amora, violetas, cedro, além de nuances defumadas e de especiarias, como noz moscada e pimenta preta. Em boca, confirma toda sua personalidade como um vinho vivaz, de excelente estrutura e maciez. Apresenta acidez e frescor agradáveis, taninos delicados e muita persistência. Harmoniza com pratos mais pesados à base de carne vermelha e bem condimentados, como stinco de cordeiro, ossobuco ou mesmo carne suína. Também pede pratos com molhos estruturados, como ragu de linguiça e ragu de costela. É ainda um belo acompanhamento para charcutaria, pizza pepperoni e queijo curado.
