Terça-feira, 30 de Abril de 2024

Economia & Vida: “Cartão de Crédito: Herói ou Vilão?”, por Sara Pavarini

2022-02-15 às 11:16

Constantemente escuto de pessoas que vem me pedir ajuda para colocar em ordem sua vida financeira que o seu problema é o cartão de crédito. Será mesmo o cartão o seu problema? Quando começo a entender melhor a vida financeira daquela pessoa, percebo que o cartão de crédito é apenas uma muleta para o seu descontrole orçamentário.

É óbvio que você pode ter sérios problemas se utilizar seu cartão de crédito de forma errada, mas também pode ter os mesmos problemas utilizando o limite de sua conta corrente, os empréstimos pessoais que as instituições financeiras fornecem, dinheiro de familiares e amigos, empréstimos de agiotas e até mesmo seu próprio dinheiro.

O cartão de crédito é apenas uma ferramenta, como você a utiliza é que determina sua função na sua vida. Eu tenho uma esteira para praticar caminha e corrida em casa, mas recentemente ela não tem me dado muito resultado para melhorar minha forma física, simplesmente porque eu não tenho a usado. Será que o problema é esteira ou sou eu?

O cartão de crédito, utilizado da maneira correta, pode ser seu aliado para colocar sua vida financeira em dia, vou deixar para você alguns benefícios que você pode tirar deste herói:

– Gestão de Gastos: Concentrando suas compras cotidianas no cartão de crédito você poderá ter uma visão clara de onde esta gastando mais (farmácia, mercado, posto de gasolina, etc). Alguns cartões inclusive fornecem informações detalhadas com a origem das despesas, sem você precisar gastar tempo organizando isso.

– Crédito: Se você verificar seu melhor dia para compra poderá obter até 40 dias de prazo para fazer uma compra sem pagar juros. E uma outra facilidade do cartão de crédito é permitir uma compra parcelada sem burocracia, a maioria das lojas de varejo já oferece parcelamentos em até 10 vezes sem acréscimos pelo cartão.

– Cashback: esta expressão significa “dinheiro de volta”, existem cartões no mercado que devolvem um pequeno percentual de suas compras em dinheiro, por exemplo, se o seu cartão oferece 1% de cashback, isso significa que a cada R$ 100 gastos ele vai te devolver R$ 1 como crédito para gastar em outras compras.

– Clubes de Pontos: Muito comum nos cartões de crédito de alta renda, mas também tem se popularizado em cartões mais populares, os clubes de pontos permitem juntar pontos pelos gastos realizados com cartões e transferir para companhias áreas para voar, transformando esses pontos em milhas para voar. E se você não costuma viajar, pode trocar por produtos ou mesmo vender os pontos que transferiu para as companhias. Esse mundo é bem interesse e se você quer entrar para ele sugiro estudar um pouco mais as melhores estratégias.

– Dinheiro para emergências: Esse é o uso que exige maior cautela, alguns aplicativos para pagamento de contas, permitem pagar contas e até mesmo transferir dinheiro do seu cartão de crédito para sua conta corrente. Se você ainda é do tipo que tem “problemas” com ou cartão, ou melhor, problemas para gerir sua vida financeira, sugiro não utilizar este benefício, pois é muito fácil entrar em uma bola de neve.

Existem inúmeras outros benefícios que seu cartão oferece sem custos adicionais, consulte seu banco e utilize essa ferramenta poderosa como o seu herói e não vilão!