Terça-feira, 05 de Agosto de 2025

Governo federal realiza nova rodada de conversa com representantes do agro brasileiro

2025-08-04 às 19:29
Foto: Secom

O governo federal reuniu, nesta segunda-feira (4), o Comitê Interministerial de Negociação e Contramedidas Econômicas e Comerciais para mais uma rodada de diálogo com representantes do agro brasileiro. A reunião contou com ministros de Estado e integrantes de diversas pastas estratégicas para discutir medidas para atenuar os impactos no setor frente às tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou os avanços obtidos até o momento nas negociações com o governo norte-americano, como a exclusão de setores importantes da lista de taxação. “Dos produtos exportados para os EUA, 45% foram excluídos da taxação, 20% estão sujeitos à Seção 232, que trata todos os países de forma igual, e 35% ainda são o desafio que temos pela frente, para buscar a redução das alíquotas ou a exclusão completa, como os demais setores”, afirmou.

Alckmin também reforçou a importância da diversificação de mercados. “Conversamos com o setor sobre a busca de novos mercados. Temos boas possibilidades com a União Europeia e o Reino Unido, onde barreiras sanitárias estão sendo superadas”, acrescentou.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que, além do plano de contingência que está sendo elaborado, o governo federal está trabalhando para fortalecer o mercado interno e abrir novas oportunidades no cenário internacional. “Estamos avaliando regulamentações internas que podem estimular o consumo de produtos que antes eram majoritariamente exportados. Ao mesmo tempo, seguimos com a estratégia de abertura de novos mercados, que já somam quase 400 desde o início do governo Lula”, disse.

Entre os exemplos citados, o ministro destacou o caso do pescado, cujo protocolo sanitário com o Reino Unido já foi finalizado, e agora o esforço é político e diplomático para oficializar a reabertura. Ele também mencionou o Japão, que já realizou auditoria para habilitação da carne bovina, com expectativa de avanço nesse processo.

“O mercado do Vietnã, por exemplo, era uma abertura que buscávamos havia mais de 20 anos, e ela aconteceu em março deste ano. Duas plantas frigoríficas já foram habilitadas. Se conseguirmos habilitar mais 15, 20 ou até 30 plantas, poderemos ampliar significativamente a oferta de carne brasileira nesse mercado”, pontuou Fávaro.

O encontro reuniu representantes de associações do setor agroindustrial, como madeira, carnes, frutas, café, mel, pescados, curtumes e mobiliário, além dos ministros da Casa Civil, Rui Costa; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira.

A nova roda de conversa reafirma o compromisso do governo federal na busca por negociações que proteja e impulsione o setor agroexportador brasileiro.

da Secom