há 3 dias
João Barbiero
O ponta-grossense nascido na Vila Hilgemberg deve ampliar ainda mais seu protagonismo na política nacional. A expectativa é que Aliel Machado, deputado federal pelo Partido Verde (PV), seja indicado, ainda nesta quarta-feira (15), como relator do projeto que prevê a regulamentação econômica das big techs no Brasil. A apuração é de João Barbiero, diretor do Grupo D'Ponta Mídias e Consultoria, que cumpre agenda em Brasília (DF).
Em comentário durante o programa Manhã Total, da Rádio Lagoa Dourada (98.5 FM), Barbiero indica que apurou a informação de bastidor em conversa com deputados, senadores e ministros. De autoria do Governo Federal, o Projeto de Lei 4.675/2025 foi enviado à Câmara dos Deputados e prevê o combate a práticas que prejudiquem a concorrência em mercados digitais.
Conforme o texto, a proposta deve impactar empresas com faturamento anual global superior a R$ 50 bilhões ou faturamento anual acima de R$ 5 bilhões no Brasil, como o Google e a Meta, proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp - clique aqui e confira a proposta na íntegra.
A votação do projeto de lei é considerada uma das mais importantes do ano no Brasil. A possibilidade de que Aliel Machado assuma a posição de relator da proposta reforça o protagonismo que o deputado federal tem conquistado em âmbito nacional. Barbiero avalia que, para o parlamentar alcançar tal patamar, o político precisa de crédito. “Em Brasília, ter crédito significa ter palavra. O Aliel tem se tornado um dos políticos mais influentes do Brasil”, afirma.
Para Barbiero, só é possível assumir o papel de relator caso o parlamentar possua diálogo com o Supremo Tribunal Federal (STF), com as Mesas Executivas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além do próprio Governo Federal. “Ninguém pega uma relatoria desse tamanho se não tiver aval de todo esse povo”, frisa.
O diretor do Grupo D’Ponta ainda elenca um histórico de credibilidade, votações com fidelidade e ótima relação com diferentes espectros políticos como fatores determinantes para que o deputado federal nascido em Ponta Grossa seja cogitado como relator do projeto.
“Aliel dá um exemplo nesse momento em, possivelmente, ser indicado como relator do projeto que regulamenta as big techs no Brasil. Com certeza, o mundo inteiro já deve estar chamando o deputado no WhatsApp”, finaliza Barbiero.
João Barbiero é diretor do Grupo D'Ponta Mídias e Consultoria
*Os artigos publicados com assinatura não traduzem a opinião do Portal. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate dos termos e problemas brasileiros e mundiais que refletem as diversas tendências do pensamento