há 3 horas
Giovanni Cardoso

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) ficará à disposição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no 19º Batalhão da Polícia Militar (19º BPM), conhecido como Papudinha, em São Sebastião (DF).
A medida atende à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que determinou a transferência de Bolsonaro da Superintendência da Polícia Federal em Brasília para a unidade prisional em 15 de janeiro de 2026. Desde então, a ambulância, anteriormente lotada no Gama (DF), passou a operar exclusivamente no 19º BPM.
A viatura reservada é uma USI (Unidade de Suporte Intermediário) avançada, acompanhada por uma equipe completa, incluindo médico da Secretaria de Saúde. O atendimento, conforme o Metrópoles, é realizado em sala reservada e a equipe permanece no local até a chegada do plantão seguinte. A ambulância foi retirada do serviço normal nas ruas para garantir remoção imediata a um hospital caso seja necessário.
A determinação do ministro Alexandre de Moraes estabelece que Bolsonaro cumpra a pena de 27 anos e 3 meses por participação em trama golpista, com direito a transporte e socorro médicos imediatos. No 19º BPM, o ex-presidente ficará em cela separada, na mesma unidade em que também estão detidos o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques.