Publicidade
{}
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DP
Revista DPPonto de VistaManhã Total
NotíciasColunistasSobreContatoAnuncie no DPRevista DPPonto de VistaManhã Total
Publicidade
Brasil

Xi Jinping promete apoio da China a Lula em meio a 'tempos turbulentos'

Líder chinês também afirmou que países devem proteger interesses comuns do Sul Global e manter conjuntamente o papel das Nações Unidas

há 2 horas

Publicado por Lucas Ribeiro

Xi Jinping promete apoio da China a Lula em meio a 'tempos turbulentos'
Ricardo Stuckert/PR.

O presidente da China, Xi Jinping, assegurou a Luiz Inácio Lula da Silva, nesta sexta-feira (23), que a China apoiaria o Brasil e o Sul Global, e pediu que as duas nações mantivessem o papel das Nações Unidas, informou a agência de notícias estatal Xinhua. As informações são da CNN Brasil.

Os comentários de Xi, feitos em uma conversa telefônica com o presidente Lula, vieram após as críticas deste último ao ataque dos Estados Unidos à Venezuela, em um artigo de opinião publicado no The New York Times nesta semana.

A China e o Brasil devem salvaguardar os interesses comuns do Sul Global e manter conjuntamente o papel das Nações Unidas na "atual conjuntura internacional turbulenta", acrescentou Xi, segundo a agência.

As declarações surgiram semanas depois de o governo Trump ter detido o ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, para ser processado nos EUA por acusações de tráfico de drogas, mergulhando Caracas em incerteza política.

Operação dos EUA alimenta preocupações na América Latina

A operação americana alimentou preocupações entre os países latino-americanos sobre o risco de intervenções semelhantes pela força em seus territórios e provocou críticas das Nações Unidas.

Os Estados Unidos agiram com impunidade e os princípios fundadores das Nações Unidas, incluindo a igualdade dos Estados-membros, estavam agora ameaçados, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, ao programa Today da BBC Radio 4.

Em seu artigo de 18 de janeiro, Lula escreveu que o futuro da Venezuela, e de qualquer outro país, deve permanecer nas mãos de seu povo.

"Em mais de 200 anos de história independente, esta é a primeira vez que a América do Sul sofre um ataque militar direto dos Estados Unidos, embora as forças americanas já tenham intervido na região anteriormente", afirmou.

"É crucial que os líderes das grandes potências entendam que um mundo de hostilidade permanente não é viável. Por mais fortes que essas potências sejam, elas não podem se basear simplesmente no medo e na coerção", concluiu Lula.

Ameaça de Trump sobre a Groenlândia abriu riscos com aliados

A ameaça de Trump de usar a força para anexar a Groenlândia, um território autônomo e independente da Dinamarca, também abriu uma brecha com aliados de segurança do outro lado do Atlântico.

Os bombardeios dos EUA na Venezuela e a captura de Maduro também desafiarão a influência da China na América Latina e no Caribe, onde Xi Jinping prometeu novas linhas de crédito e mais investimentos em infraestrutura.

"A China está disposta a continuar sendo uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe", disse Xi a Lula.

Uma parceria estratégica para 2024, que visa alinhar a Iniciativa Cinturão e Rota da China com os planos do Brasil para agricultura, infraestrutura e transição energética, exemplifica a solidariedade e a cooperação entre os países do Sul Global, afirmou Xi.

A China também busca ajudar a construir uma comunidade China-América Latina com um futuro compartilhado, acrescentou.

Compartilhe:

Leia também

Sisu 2026: inscrições terminam nesta sexta; veja como participarPrograma permite que estudantes concorram a vagas em universidades e institutos federais de ensino superior público no Brasil
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
{ }
Rua Nestor Guimarães, 77 9ª andar, Sala 905 Vila Estrela, Ponta Grossa - PR CEP: 84040-130

Institucional

  • Notícias
  • Colunistas
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie no DP
  • Revista DP
  • Ponto de Vista
  • Manhã Total

Categorias

Redes Sociais

Hospedado por CloudFlash
Desenvolvido por Flize Tecnologia