há 2 horas
Amanda Martins

Cerca de 100 mil estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com foco na certificação do ensino médio poderão solicitar, a partir desta sexta-feira (30), a declaração autenticada de conclusão. O pedido será feito de forma online, por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para candidatos com 18 anos ou mais que atingiram a pontuação mínima exigida em edital. O endereço eletrônico para o requerimento ainda será divulgado.
De acordo a Agência Brasil, a declaração permitirá que os estudantes comprovem oficialmente que atenderam aos critérios necessários para a certificação. É comum que instituições de ensino superior, especialmente as públicas, aceitem esse documento de forma provisória, antes da emissão do certificado definitivo. A medida busca evitar prejuízos a candidatos que temiam o indeferimento da matrícula por não possuírem o diploma físico ou digital.
Em relação ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026, Palacios afirmou que as inscrições, encerradas na última sexta-feira (23), não serão reabertas. Segundo o Inep, o sistema já foi alimentado com os dados dos participantes do Enem que alcançaram as notas mínimas para certificação, incluindo cerca de 100 mil candidatos que manifestaram interesse no processo e outros quase 20 mil que, mesmo sem solicitação prévia, atenderam aos critérios exigidos. Assim, esses estudantes já estavam aptos a se inscrever no Sisu dentro do prazo.
O Inep informou ainda que, nesta quinta-feira (29), enviará às instituições públicas de ensino superior as listas de classificação dos candidatos habilitados à matrícula. A divulgação independe da posse do certificado de conclusão do ensino médio. A matrícula do Sisu será realizada diretamente nas instituições a partir de 2 de fevereiro, quando os candidatos pré-selecionados deverão apresentar a documentação exigida, conforme as regras de cada universidade ou instituto federal.
A partir de 2026, o Inep também passará a oferecer a certificação de conclusão do ensino médio em formato totalmente digital. O pedido poderá ser feito diretamente na plataforma do instituto, com autenticação pelo Gov.br, a partir de 2 de março. O novo modelo elimina a necessidade de deslocamento presencial e contará com o apoio de cinco institutos federais parceiros, um em cada região do país. O documento também não será exigido para a inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece mais de 594 mil bolsas no primeiro semestre de 2026.