há 14 horas
Amanda Martins

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou nesta terça-feira (18) que três questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram anuladas. Desde a semana passada, denúncias de possíveis vazamentos envolvendo influenciadores da área da educação circulavam nas redes sociais. As questões anuladas faziam parte do segundo dia de prova.
Segundo informações do portal Ric, em comunicado divulgado no portal do governo federal, o Inep informou que a decisão foi tomada após a equipe técnica “analisar as circunstâncias” com base em informações sobre a montagem do teste. O órgão também acionou a Polícia Federal para investigar a autoria das divulgações antecipadas.
O caso ganhou força depois que Edcley Teixeira, estudante de Medicina e conhecido por realizar lives de preparação para o Enem, apresentou questões muito semelhantes às que apareceram no exame, cinco dias antes da aplicação do segundo dia de provas. A coincidência levantou dúvidas entre os candidatos.
Teixeira afirmou que participa de provas em que o Ministério da Educação testa questões que podem ser usadas futuramente no Enem. No entanto, o Inep declarou que nenhuma questão aplicada nas avaliações-teste apareceu de forma idêntica na prova oficial.